Entenda o padrão de tela da Apple

A cada novo lançamento da Apple, a palavra Retina é usada para identificar as telas dos aparelhos da empresa. Mas o que é tela Retina afinal?

Novo iPad mini tem tela do padrão Retina
Reuters
Novo iPad mini tem tela do padrão Retina

1 - O que é a tela Retina?

O termo Retina é usado pela Apple para designar qualquer tela em que seja impossível identificar pixels a olho nu e a uma distância padrão do aparelho.

A palavra Retina foi patenteada pela Apple, por isso outros fabricantes não podem usar esse termo para classificar suas telas.

2 - Quais aparelhos da Apple possuem tela Retina?

Atualmente, a tela Retina está nos seguintes produtos: iPhones (a partir da versão 4), iPod Touch (a partir da 4ª geração), iPad Air, iPad Mini (a partir da 2ª geração) e Macbook Pro (modelos de 13 e 15 polegadas) e iMac 2014.

3 - Qual a resolução das telas Retina?

A resolução varia já que, como a distância padrão de uso é diferente entre celulares, tablets e notebooks, a quantidade de pixels necessária para a classificação Retina muda. O único critério usado pela Apple é que a densidade de pixels deve ser suficiente para que não seja possível identificar os pixels a olho nu.

No caso do iPhone 6, a resolução é de 1.334 x 750 em uma tela de 4,7 polegadas, o que corresponde a uma densidade de pixels de 326 ppp (pixels por polegada). Isso significa que, em cada polegada quadrada, temos 326 pixels.

Já nos iPads com tela Retina a densidade de pixels é de 264. Seguindo o raciocínio da Apple, como o tablet é usado a uma distância maior do que um smartphone, a densidade de pixels não precisa ser tão alta quanto a de um celular.

Esse raciocínio vale também para os notebooks Macbook Pro, que têm telas Retina com densidades na casa de 220 ppp. Notebooks são usados a distâncias ainda maiores do que tablets, por isso sua densidade é menor do que a dos iPads.

4 - A alta densidade de pixels da tela é exclusividade da Apple?

Não. Embora não possam usar o termo Retina, outros fabricantes também têm telas com excelente definição de imagem, comparáveis às telas da Apple. Smartphones com tela Quad HD (LG G3, Galaxy Note 4 e Moto Maxx) chegam a ter densidades de mais de 500 ppp. 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.