Tablet da Apple ganhou nova versão nesta semana

NYT

Os tablets mudaram o mundo da computação, acabando com a ideia de que um computador tem que ter um teclado. E, enquanto os notebooks são associados a programas chatos como o Excel e outras tarefas de trabalho, os tablets estão tornando a computação divertida novamente.

iPad se destaca pela variedade de aplicativos
Getty Images
iPad se destaca pela variedade de aplicativos

Os tablets com Android melhoram a cada dia, mas o iPad ainda é o líder da categoria e uma nova versão acaba de ser lançada nos Estados Unidos. Uma das maiores razões para o sucesso do iPad é a grande variedade de aplicativos.

A seguir, recomendamos alguns aplicativos para explorar melhor os recursos od iPad.

Vídeo é uma categoria em que o iPad é melhor do que o iPhone, graças à tela maior. O YouTube   reina na categoria de vídeos virais e o aplicativo para iPad traz todos os recursos da versão web do serviço. Por enquanto, o aplicativo funciona apenas quando está online. Mas o Google em breve vai acrescentar um recurso que permitirá ver vídeos offline. O aplicativo do YouTube é grátis, mas eu não gosto dos menus e acho o controle por meio de gestos um pouco ineficiente.

O Rockpack   pode ser uma opção melhor para vídeo. O aplicativo é fácil de usar e o design é excelente. O Rockpack mostra uma seleção de vídeos legais de vários sites da web e recomendados por seus amigos em redes sociais. É fácil compartilhar vídeos no Facebook e no Twitter. O Rockpack é grátis.

Meu tocador de vídeo favorito do iPad é o VLC .. Esse aplicativo grátis toca vídeos de vários formatos. Mas ele requer um passo extra: os vídeos têm que ser transferidos para o iPad por meio do iTunes, Dropbox ou outro serviço. O VLC é bem útil em voos longos. Mas seus menus e controles não são tão intuitivos para quem não tem um conhecimento mais técnico.

Veja fotos do lançamento do novo iPad Air


Jogos estão entre os aplicativos mais populares do iPad. Real Racing 3   é um jogo bem bacana que combina gráficos excelentes e controles interessantes (você gira o tablet como se fosse um volante para controlar o carro). Os gráficos realmente são comparáveis aos de videogames, e o jogo é divertido. O intervalo entre as corridas para melhorar o carro e escolher uma nova pista demora um pouco, mas o jogo é grátis. Então não há do que reclamar.

Para uma experiência de jogo completamente diferente, baixe a versão do clássico Pac-Man  , dos anos 1980, por US$ 5. È o conhecido jogo de fliperama refeito para iPad, com bons gráficos e algumas novidades.

Se você prefere jogos de luta, uma boa opção é o Star Wars: Knights of the Old Republic  . O jogo é um RPG com elementos de luta ambientado no clássico universo Star Wars. Pontos negativos: custa US$ 10 e ocupa um bom espaço na memória do iPad.

Falando em espaço, um aplicativo completamente diferente é o Google Earth ..  À primeira vista ele parece apenas uma nova versão do Google Maps, mas a tela do tablet é perfeita para dar zoom e conferir imagens 3D de prédios famosos. O aplicativo é grátis.

Outro aplicativo bacana para o iPad é o Shazam .. Esse aplicativo grátis tem bons gráficos e reconhece a música do ambiente. Ele automaticamente diz a música que está sendo tocada e mostra as letras. O aplicativo pode ser configurado para funcionar o tempo todo, catalogando as músicas que forem tocadas perto do iPad. Esse recurso é, por enquanto, exclusivo do iPad.

O Duolingo   é um bom aplicativo aprender outros idiomas no iPad. E para acompanhar as sensacionais palestras do TED  , há um eficiente aplicativo para iPad.

Esses aplicativos mostram que o iPad serve para muito mais do que apenas navegar na web, ler livros ou documentos. Divirta-se!

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.