Guia do iG ajuda os iniciantes a ajustar principais configurações e dar os primeiros passos com o dispositivo móvel

Com a chegada dos aparelhos mais baratos, com tela de 7 polegadas e sistema Android as vendas de tablets cresceram 150% em um ano no Brasil . No entanto, quem não está acostumado com as novas tecnologias pode ter dificuldades ao usar o tablet pela primeira vez. 

Veja tablets com Android atualmente à venda no Brasil

Se você está entre os marinheiros de primeira viagem, confira esse especial produzido pelo iG  . O objetivo aqui é guiar os iniciantes no mundo dos tablets com Android, com dicas para tornar a sua primeira experiência mais tranquila. Para selecionar as dúvidas mais comuns entre os usuários, O iG   contou com a ajuda das fabricantes de tablets CCE e DL, que informaram as principais dúvidas de seus consumidores. Confira abaixo as dicas.

Como conectar o tablet a internet?

Todo tablet possui conexão Wi-Fi, que permite que o usuário conecte o tablet a uma rede sem fio em sua casa ou trabalho. Essa rede sem fio, por sua vez, é conectada à internet por meio de cabo, fibra óptica ou conexão ASDL. Como a maior parte das tarefas no tablet dependem da internet, configurar o seu acesso é a primeira coisa a fazer.

Conexão Wi-Fi pode ser ativada no painel de notificações
Reprodução
Conexão Wi-Fi pode ser ativada no painel de notificações

Acesse a página que mostra todos os aplicativos e pressione “Configurações”. Ao ver a opção “Wi-Fi”, verifique se ela está ligada. Se estiver tudo certo, o sistema mostrará a lista de redes Wi-Fi próximas.

Selecione sua rede Wi-Fi, digite a senha de acesso (se houver) e o tablet estará conectado à internet. Para ligar e desligar o Wi-Fi de forma rápida, basta deslizar o dedo a partir do topo da tela e tocar sobre o ícone da rede.

Alguns tablets também possuem conexão por meio de rede 3G integrada. Para configurá-la, é preciso inserir um chip SIM da operadora no produto e, no menu “Configurações”, pressionar “Redes Móveis” para selecionar a rede da operadora.

O procedimento é similar para modelos de baixo custo que oferecem a opção de utilizar um modem 3G externo (conectado ao tablet por meio de um adaptador).


Como bloquear a tela do tablet?

Uma das principais recomendações dos especialistas de segurança é definir uma senha para o seu dispositivo assim que adquiri-lo. Ela evita que fotos, e-mails e outros conteúdos caiam em mãos erradas caso o tablet seja perdido ou roubado. Para configurar a sua senha, vá às “Configurações”, acesse o menu “Segurança” e “Bloqueio de tela”.

Veja aplicativos para rastrear smartphones e tablets roubados

No Android, é possível escolher entre uma senha numérica comum, criar um padrão de desbloqueio ao criar ligar pontos exibidos na tela do tablet ou até mesmo por meio de reconhecimento facial. Neste último caso, é preciso capturar uma imagem do seu rosto, que servirá como padrão de comparação. Depois de cadastrada, toda vez que ligar o tablet, basta olhar para a câmera para que o sistema desbloqueie a tela automaticamente.

Como trocar a imagem de fundo?

A forma mais fácil de fazer isso é simplesmente tocar por alguns segundos em qualquer lugar da tela principal, em uma área que não tenha ícones. O Android exibe então uma tela que permite escolher uma foto ou papel de parede do sistema como fundo. 

Como configurar a conta de e-mail?

Tela de configuração do e-mail do Android
Reprodução
Tela de configuração do e-mail do Android

Quem tem um e-mail do Gmail já configura seu endereço logo ao ligar o tablet. Mas quem tem e-mails de outros serviços pode configurá-lo no aplicativo de e-mail do Android.

Para isso, toque sobre o ícone “E-mail” na tela inicial. Digite seu endereço de e-mail e sua senha e pressione o botão “Próxima”. Na página seguinte, defina se o tablet deve exibir notificações toda vez que um novo e-mail chegar (no caso de tablets com conexão 3G, isso pode gerar consumo de dados).

Depois de terminada a configuração, o tablet passará a exibir as mensagens do usuário.

O Android permite que o usuário cadastre várias contas de e-mail. Para isso, clique no ícone localizado na lateral direita da barra superior do cliente de e-mail, para exibir as opções e pressione “Configurações”. Toque em “Adicionar conta” e repita o cadastro com sua segunda conta de e-mail.

Como baixar aplicativos por meio do Google Play?

Depois de terminar a configuração do aparelho, o próximo passo é explorar a loja de aplicativos Google Play. Caso o usuário já tenha uma conta na loja de aplicativos do Google, poderá informar durante a configuração inicial do novo tablet, assim que ele é ligado. Caso contrário, é preciso cadastrar uma conta do Google para ter acesso aos aplicativos (se o usuário já tem um e-mail do Gmail, basta informar seu usuário e senha).

Selecione a aba de aplicativos, que traz os programas gratuitos e pagos da loja virtual. Para baixar um aplicativo, selecione a opção e clique no botão instalar (para baixar aplicativos pagos, o usuário terá que informar o número do cartão de crédito). Aguarde o download terminar e o aplicativo ficará disponível na tela inicial.

Como transferir aplicativos para o cartão de memória microSD?

A maior parte dos novos tablets à venda no mercado roda o sistema Android na versão 4.0 ou superior. Nessas versões, não é possível instalar aplicativos no cartão de memória. No cartão dá apenas para guardar músicas, vídeos, fotos, livros e outros arquivos. Em geral, a memória dos tablets oferece espaço suficiente para armazenar aplicativos, entre eles os de redes sociais, como o Facebook e o Twitter, e jogos básicos, como o Angry Birds.

Caso o usuário queira instalar jogos mais pesados no tablet, no entanto, é melhor ficar de olho na memória interna do tablet. Alguns modelos de tablets de baixo custo oferecem 4 GB ou menos de memória interna, o que pode impedir a instalação de muitos aplicativos mais "pesados". Neste caso, é melhor escolher um aparelho que ofereça maior memória interna.

Como transferir músicas e vídeos para o tablet?

Android tem pastas para música, vídeo e outros tipos de arquivo
Reprodução
Android tem pastas para música, vídeo e outros tipos de arquivo

Diferentemente do principal concorrente, o iPad, os tablets com sistema operacional Android não dependem de um programa instalado no computador para transferir arquivos de música ou vídeos.

Basta conectar o tablet ao computador por meio do cabo microUSB para que o Windows inicie o aplicativo de reprodução automática, da mesma forma como ocorre com pen-drives e câmeras digitais.

Vale ressaltar que, se houver bloqueio com senha ativado, o usuário terá que desbloquear o tablet para que seu conteúdo apareça no Windows.  

Selecione a opção “Abrir pasta de arquivos”. O Windows exibirá as diversas pastas do seu tablet com Android. Para adicionar músicas, arraste os arquivos ou pastas do computador para a pasta “Music” do dispositivo. No caso de vídeos, arraste os arquivos para a pasta “Movies”. O usuário não precisa se preocupar em organizar a pasta de arquivos por artista e álbum, pois o tocador de MP3 do Android faz isso automaticamente.

Como exibir filmes no tablet?

O tocador de vídeo nativo do Android tem poucos recursos, o que impede que o usuário que quer assistir a filmes tenha uma boa experiência. Por meio da loja de aplicativos, a Google Play, é possível baixar aplicativos para exibir vídeos, que oferecem recursos adicionais, como suporte a mais formatos de vídeo. Além disso, alguns suportam a exibição de arquivos de legendas. Conheça quatro bons aplicativos de vídeo para Android .

Como saber qual a memória disponível?

O sistema Android permite ver qual o espaço disponível no aparelho e no cartão de memória para armazenar arquivos. Para ver, basta acessar “Configurações” e depois “Armazenamento”. Em um gráfico simples, é possível saber a memória livre e qual o espaço ocupado por aplicativos, músicas, vídeos, entre outros.

Para saber quais aplicativos ocupam mais espaço na memória, o usuário deve acessar o menu “Configurações” e depois “Aplicativos”. Na lista “Descarregados”, é possível ver a quantidade de memória que cada aplicativo ocupa no tablet. O recurso é útil para ajudar na escolha de quais aplicativos excluir quando a memória interna do produto começa a se esgotar. 

Como trocar arquivos por meio de Bluetooth? 

Para trocar arquivos por meio da conexão Bluetooth ou conectar acessórios, como fone de ouvido ou teclado físico ao tablet, o usuário precisa ativar a conexão Bluetooth do aparelho. Para isso, basta acessar o menu “Configurações” e depois ativar o item Bluetooth, que aparece no topo da lista, próximo a Wi-Fi.

Depois de ativado, toque na tela para exibir os dispositivos disponíveis para conexão (lembre-
se de ativar o Bluetooth nos dispositivos também para que eles possam ser pareados com o tablet). Toque sobre o dispositivo desejado e o tablet iniciará a sincronização.

Como fazer backup e recuperar as configurações de fábrica?

Ao trocar ou vender o tablet para um amigo, não se esqueça de restaurar as configurações de fábrica. Mas, atenção: ao fazer este procedimento, o usuário apaga todo o conteúdo do aparelho, incluído os aplicativos instalados.

Android tem recurso que apaga todo o conteúdo do aparelho
Reprodução
Android tem recurso que apaga todo o conteúdo do aparelho

Por isso, é melhor fazer o backup das informações do seu tablet antes. Alguns tablets possuem a opção de backup automático das informações nos servidores do Google. No entanto, como os fabricantes podem fazer alterações no sistema operacional, às vezes a sincronização automática com a nuvem não está disponível no modelo escolhido. 

O usuário também pode copiar seus arquivos manualmente para guardar uma cópia no computador. Para isso, basta conectar o aparelho ao PC e escolher a opção “Abrir pasta de arquivos” no aplicativo de reprodução automática. Arraste os arquivos para uma pasta no computador.

Há também alguns aplicativos no Google Play que prometem ajudar no backup de arquivos armazenados, como o Media Fire, o My Backup Pro e o Backup Master. Porém, esses aplicativos podem ter restrições de acesso a alguns tipos de arquivos armazenados no dispositivo. Além disso, eles não mantêm os arquivos sincronizados com a cópia na nuvem. 

Depois de completar o backup das informações armazenadas no tablet, o usuário deve acessar o menu “Configurações” e depois “Fazer backup e redefinir”. Toque sobre a opção “Configuração original”, que iniciará a restauração e reiniciará o tablet ao final do processo.

Como fazer a bateria durar mais tempo?

A bateria dos tablets com Android apresenta duração, de em média 8 horas de uso moderado. Para monitorar o uso da bateria, o usuário deve acessar o menu “Configurações”, tocar sobre “Gestão da energia” e depois sobre “Gráfico de uso de energia”. O Android exibirá um gráfico que mostra quais os principais aplicativos responsáveis pelo consumo de bateria do tablet.

Conheça aplicativos para poupar bateria de aparelhos Android

Na opção “Economizador de energia”, o usuário pode definir como o tablet usa a energia. Quando a bateria estiver no fim, por exemplo, é possível estender a duração daqueles “últimos 10% da bateria” ao ligar o modo ultra-econômico, que desconecta o tablet da rede quando o aparelho está em modo de espera. Este recurso, no entanto, pode estar disponível em apenas alguns modelos de tablets com Android.

Outras dicas úteis para economizar bateria incluem fechar os aplicativos que estão rodando em segundo plano sem necessidade. Para isso, pressione o ícone que mostra dois retângulos sobrepostos na base da tela do tablets. Uma lista de aplicativos que rodam em segundo plano aparecerá. Para fechá-los, basta arrastar o aplicativo para a lateral da tela.

CONTINUE LENDO:

Confira testes do DL i-Style , Positivo Ypy L700 , Galaxy Note 8.0 e outros tablets

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.