Brasil Econômico

Carregar o smartphone desligado faz a bateria durar mais? É verdade que, durante um dia de chuva, é perigoso usar o telefone enquanto ele está carregando? Por que meu aparelho leva mais tempo para carregar no carro? Essas e outras questões sobre bateria de celular e tablet passam pela cabeça  de muita gente e respostas certas podem te ajudar a permanecer em segurança e aumentar a vida útil do seu dispositivo.

iPhone 7 Plus tem bateria com potência de 2.900 mAh; manter bateria de celular nos limites reduz a vida útil do acessório
shutterstock
iPhone 7 Plus tem bateria com potência de 2.900 mAh; manter bateria de celular nos limites reduz a vida útil do acessório

Leia também: Confira dicas que vão ajudar a bateria do seu celular durar até o fim do dia

Um dos sócios fundadores da startup de cabos e acessórios para dispositivos móveis I2GO, Marcelo Castro, tira algumas das principais dúvidas dos usuários sobre o assunto e acaba com alguns mitos. Confira abaixo sete perguntas sobre o uso adequado de bateria de celular e tablet respondidas por um especialista no assunto:

Posso deixar meu celular carregando a noite inteira?

Sim, ao contrário do que muitas pessoas imagina, deixar o celular ou o tablet carregando durante a noite toda não estraga a bateria do aparelho, mesmo que ele já estiver com 100% da carga. Isso é possível pois as baterias dos dispositivos deixam de receber carga quando chegam em seu limite.

Leia também: Como ler uma mensagem no WhatsApp sem que a pessoa que enviou saiba

Por que meu celular demora para carregar no carro?

O carregamento no USB do automóvel é mais demorado por ter uma amperagem menor. Em muitas situações, a carga pelos veículos tem velocidade tão baixoa que o uso de aplicativos podem gastar mais que o carregamento. A solução é utilizar carregadores veiculares, que se conectam à entrada do acendedor de cigarro. Os acessórios de qualidade conseguem enviar, no mínimo, 1 amp para o smartphone ou tablet.

É melhor carregar o dispositivo enquanto ele está desligado. Mito ou verdade?

 Verdade. Se o seu objetivo é ter rapidez na recarga, saiba que o celular carrega mais rápido quando desliga, já que não consome a bateria com aplicativos e funções do sistema operacional.

Em dias chuvosos, não se deve falar ao celular durante o carregamento. Mito ou verdade?

Verdade, durante chuvas com trovoadas, a rede elétrica da residência pode ser impactada e, consequentemente, afetar o aparelho. O recomendado é desplugar o smartphone ou tablet da tomada durante o período. 

Devo deixar bateria acabar por completo para não viciá-la. Mito ou verdade?

Mito. Na verdade, as baterias de Lítio atuais não viciam. Elas se desgastam quando chegam aos limites ou seja, 0% ou 100%, a dica é manter a carga do celular sempre entre 20% e 80%.

Retiro o celular da tomada quando ele atinge uma carga para uso. Há algum dano?

Não há problema em utilizar o celular com pouca bateria e ir carregando enquanto ele perde carga. O recomendado é lembrar de não deixar a carga ficar zerada e ou em 100%, pois isso afeta a vida útil da bateria.

Leia também: Como escolher o carregador portátil ideal para seu smartphone?

Qual a melhor forma de utilizar a bateria externa?

Ao utilizar uma bateria externa, é importante verificar se o acessório consegue carregar até 100% do seu smartphone. Assim como a bateria de celular e tablet, os modelos complementares têm uma capacidade interna, que costuma variar entre 2.200 mAh e 10.000 mAh. Por isso, é importante escolher uma bateria que tenha potência maior que a do seu smartphone. O iPhone 7 Plus, por exemplo, tem bateria interna de 2.900 mAh. Depois de definir o melhor acessório para sua necessidade, é só lembrar de manter a bateria externa carregada para você usá-la quando precisar.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!