Brasil Econômico

O Google Fotos é um serviço de armazenamento na nuvem que ajuda a proteger suas imagens favoritas por meio de uma ferramenta de backup. Com o aplicativo disponível para aparelhos Android e iOS, é possível criar álbuns, animações, colagens e pequenos filmes com suas imagens. A plataforma também permite que você compartilhe fotos com outras pessoas de forma simples e segura.

Google Fotos conta com recurso que utiliza machine learning para encontrar imagens por meio da descrição
shutterstock
Google Fotos conta com recurso que utiliza machine learning para encontrar imagens por meio da descrição

Leia também: Confira como acessar suas mensagens do Google Allo pelo computador

Lançado em 2015, o Google Fotos  oferece espaço ilimitado e gratuito para armazenar, a qualquer momento, as fotos de momentos que você deseja se recordar. O app ainda conta com funções que podem ser usadas graças às últimas inovações do Google como um recurso que utiliza machine learning (aprendizado de máquina, em tradução livre) para encontrar as imagens. Confira algumas dicas para se tornar um mestre do aplicativo:

1) Busca inteligente

O aplicativo do Google conta com aprendizado de máquina que identifica pessoas e objetos que estão na foto sem que você precise colocar essas informações na legenda, em tags ou algo parecido. Para fazer um teste, pesquise por um evento como "aniversário" para visualizar todas as imagens de aniversários que você tem em sua conta. Outra dica é procurar pelo nome de um ou mais amigos para ver todas as fotos em que eles aparecem.

Leia também: Conheça as oito principais mudanças apresentadas com o Android O

2) Nomeie as pessoas mais próximas

O Google Fotos cria um álbum automático com cada pessoa que aparece em suas fotos. A informação pode ser encontrada ao selecionar a aba "Álbuns" e, em seguida, a opção "Pessoas". Você pode deletar ou incluir pessoas e ainda colocar o nome de cada uma. Assim, você consegue ver rapidamente as fotos de quem quiser.

3) Crie GIFs animados

A plataforma sugere GIFs animados com base em uma sequência de imagens tiradas recentemente. O app atambém permite que você crie suas próprias animações. Para isso, basta selecionar as fotos que você desejar e selecionar o botão "+", presente na barra superior do programa. Em seguida, escolha "Animação" e o restante fica por conta do app. Lembre-se de escolher, no mínimo, três imagens para seu GIF. 

4) Vídeos dos melhores momentos

O aplicativo pode transformar automaticamente uma sequência de fotos e vídeos em um filme. Basta selecionar as fotos que você deseja, tocar sobre o botão "+" e selecionar a opção "Filme". O app permite selecionar filtros como "Cinema", "Festival" e "Vintage". Ao todo, são 16 opções de cores para seu filme. Além disso, você também pode incluir uma trilha sonora para compartilhar com quem quiser.

Leia também: Google Keep: confira oito dicas para aumentar a produtividade com o aplicativo

5) Fotos com endereço

Com a ajuda de ferramentas de geolocalização, é possível organizar as fotos pelo local em que elas fotam tiradas. O recurso só funciona com a sua permissão, já que envolve questões de privacidade. Para saber se a função está ativada, abra o menu do aplicativo – os três traços horizontais no canto superior esquerdo – e selecione a opção "Configurações". Em "Configurações de localização do Google", é possível checar todas as preferências atuais. Se desejar, habilite a opção "Remover geolocalização". Assim, as informações de endereço salvas juntos com as fotos são excluídas.

6) Backup automático

O aplicativo consegue fazer o upload de seus arquivos para o serviço de armazenamento na nuvem de forma automática. Mesmo se você estiver em um local com conexão ruim, o backup é feito com versões em baixa resolução das fotos e dos vídeos, para nenhum arquivo ser perdido. Quando a conexão de qualidade é retomada, as fotos e os vídeos são substituídos por versões de alta resolução.

7) Compartilhamento rápido e seguro

É possível realizar compartilhamentos no Google Fotos de maneira rápida e com controle sobre quem poderá acessar ou comentar esse conteúdo. Para isso, basta tocar na opção "Compartilhar" no barra inferior do aplicativo. Em seguida, escolha uma das sugestões exibidas pela ferramenta ou selecione a opção "Inicie um novo compartilhamento", para enviar fotos manualmente e criar um álbum com seus amigos ou familiares.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!