O Google Maps é um dos serviços mais populares entre os usuários e está presente em mais de um bilhão de dispositivos. Com uma interface simples, a ferramenta ajuda as pessoas a se locomoveram mais facilmente no dia a dia ou até mesmo a se localizarem durante viagens a cidades desconhecidas. A plataforma, no entanto, não se limita à busca de itinerários e a informações sobre trânsito.

Google Maps permite salvar mapa de uma região no celular para locais com conexões lentas
Reprodução
Google Maps permite salvar mapa de uma região no celular para locais com conexões lentas

Leia também: Aplicativo do Google para organizar viagens ganha versão em português

Disponível para desktop, Android e iOS, o  Google Maps conta com recursos menos utilizados pelos usuários, como salvar os mapas no celular, criar listas de locais ou saber o horário do próximo ônibus. Pensando em mostrar mais do potencial do aplicativo, o Google criou uma lista com algumas de suas funções complementares que são menos usadas que os recursos principais. Confira:

Compartilhar a localização

O aplicativo permite compartilhar seu trajeto em tempo real e definir por quanto tempo a inofrmação ficará disponível para a pessoa. Assim, você não precisa avisar a todo momento em que local você está. Para ativar o recurso, basta abrir o menu – o ícone com três traços horizontais no canto superior esquerdo – e escolher a opção "Compartilhar local". Em seguida, toque em "Começar" e defina o tempo de compartilhamento e quem receberá as informações.

Leia também: Confira 7 dicas para aproveitar todo o potencial do Google Fotos

Salvar mapas off-line

Nem sempre é possível contar com redes Wi-Fi ou conexões móveis de qualidade. Seja em uma viagem, em um grande evento ou por conta do fim do seu pacote de dados, o serviço pode te ajudar nessas situações. O aplicativo oferece a opção de salvar mapas no celular. Para isso, basta abrir o menu e selecionar a opção "Mapas off-line".

Criar listas personalizadas

O Maps também é uma boa opção para quem deseja realizar um tour por uma cidade. Por meio das listas patrocinadas, os usuários podem selecionar lugares para ver em outro momento ou compartilhar com amigos. No menu do aplicativo, há a opção "Seus lugares", que permite salvar os locais e começar uma nova lista. Outra opção é tocar para ver mais informações sobre um local e, em seguida, tocar sobre o botão "Salvar"

Adicionar uma parada rápida

Quando você está utilizando o recurso de rotas dentro do aplicativo, também tem a opção de criar um desvio rápido para um café ou algo do tipo sem alterar seu trajeto como um todo. Para usar esta opção, basta clicar na barra de busca e selecionar um ponto de interesse. Em seguida, o próprio serviço encontra a melhor forma de incluir a parada em sua viagem.

Leia também: Confira como acessar suas mensagens do Google Allo pelo computador

Confirmar o horário do próximo ônibus

O Google Maps também consegue informar em tempo real o horário aproximado dos ônibus em algumas cidades brasileiras. Assim, além de conferir qual a melhor opção para chegar ao seu destino, caso um ônibus esteja atrasado, é possível escolher uma linha alternativa ou aproveitar o tempo para fazer algo antes de chegar ao ponto.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!