Brasil Econômico

Criado em 2004, o Gmail é um dos serviços mais populares do mundo. A plataforma conta com mais de um bilhão de usuários ativos e oferece, de forma simples, os principais recursos esperados por quem precisa de uma conta para trocar e-mails. Entre as vantagens, estão a organização da caixa de entrada por meio de marcadores e do arquivamento das mensagens sem que elas precisem ser excluídas.

Gmail oferece opção para habilitar atalhos do teclado; recurso ajuda usuários a economizarem tempo
Shutterstock
Gmail oferece opção para habilitar atalhos do teclado; recurso ajuda usuários a economizarem tempo

Leia também: Como criar uma assinatura do Gmail no computador e no celular

O serviço, no entanto, conta com algumas funções pouco conhecidas, mas que podem ajudar a simplificar sua vida. Os usuários do Gmail podem se locomever pela página com atalhos do teclado, usar mais de uma conta ao mesmo tempo e até mesmo cancelar o envio de um e-mail. Para mostrar mais recursos da ferramenta, o Google separou cinco dicas importantes para quem a usa. Confira:

1) Habilitar atalhos no teclado

Para habilitar os atalhos, basta abrir o menu – o ícone de engrenagem no canto superior direito – e selecionar "Configurações". Em seguida, selecione a aba "Labs", ative a opção "Atalhos de teclado personalizados" e clique em "Salvar alterações" no final da página. Ao voltar para a área de configurações, também é possível customizar os comandos em "Atalhos do teclado". Como padrão, os atalhos são os seguintes:

  • C para iniciar um novo e-mail;
  • D para iniciar um e-mail em uma nova janela;
  • J e K para mover o cursor para baixo e para cima;
  • X para marcar ou desmarcar um e-mail que esteja apontado pelo cursor;
  • E para arquivar todas as conversas selecionadas;
  • G e I para voltar à caixa de entrada;
  • Q para pesquisar uma nova conversa no Hangouts.

Leia também: Você conhece tudo o que o Google sabe sobre você?

2) Criar regras para filtros de e-mail

A plataforma também permite gerenciar os e-mails recebidos usando filtros para arquivar, excluir, marcar mensagens com estrela, encaminhar ou enviar mensagens para um marcador. Para criar um novo filtro, basta realizar uma pesquisa. Na parte inferior da janela de busca, clique em "Criar filtro com esta pesquisa" e, em seguida, defina o que deverá ser feito com mensagens que se enquadrem no quesito estabelecido.

3) Cancelar o envio de um e-mail

Já enviou um e-mail para uma pessoa errada ou com informações incompletas? Isso pode ser evitado com um recurso pouco utilizado no Gmail. A plataforma permite ativar o cancelamento do envio de mensagens por engano até 30 segundos após você clicar no botão de enviar. Para habilitar a opção, abra o menu de configurações. Depois, procure por "Cancelar envio", selecione a opção para ativar a função e determine o tempo para cancelamento, que pode variar de 5 a 30 segundos.

4) Fazer logout remoto

Esqueceu o e-mail aberto em outro computador? Sem problemas: o serviço de e-mail do Google permite fazer o logout de uma conta remotamente e se desconectar de todos os outros dispositivos em que sua caixa de entrada está aberta. Para isso, clique em "Detalhes", localizado no final da página. O navegador deverá abrir uma nova janela com informações sobre todos os locais em que sua conta está aberta. Para fechá-la em todos os dispositivos, escolha a opção "Sair de todas as sessões".

Leia também: Confira cinco dicas para organizar sua caixa de entrada do Gmail

5) Usar mais de uma conta ao mesmo tempo

O Gmail oferece a opção de manter duas contas abertas ao mesmo tempo. Assim, você não precisa sair e logar a cada vez que precisar ver um e-mail em outra caixa de entrada. Para isso, basta clicar em sua foto de perfil no canto superior direito da página e selecionar a opção "Adicionar Conta". Outra opção é vincular as duas contas em "Configurações". Na página, clique em "Contas" e adicione um endereço secundário em "Verificar o e-mail de outras contas". Dessa forma, todos os e-mails serão gerenciados em apenas um local.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!