Aplicativo reúne artigos de revistas e jornais em seu iPad, iPhone ou Android.

Muita gente aproveita o tempo livre em ônibus, aeroportos e filas para ler artigos e notícias. Pensando nisto, o Google desenvolveu um aplicativo para tablets e smartphones que reúne matérias de diversos veículos, chamado Currents (Atuais, na versão em português).

Google Currents facilita leitura de notícias em tablets e smartphones
Reprodução
Google Currents facilita leitura de notícias em tablets e smartphones

Por meio do aplicativo, o usuário consegue encontrar, ler e catalogar conteúdo de diversas revistas e jornais digitais. O bem sucedido Flipboard é seu concorrente direto, mas este aplicativo é oferecido somente para iOS.

Grandes sites de notícias, como o da revista Forbes, já oferecem seus conteúdos de graça para este aplicativo do Google. O conteúdo é dividido em biblioteca e tendências. Na primeira seção ficam todas as publicações digitais que são seguidas. O Currents constantemente verifica se há novos conteúdos nessas publicações.

Já no segundo grupo são exibidas as notícias mais comentadas do momento, dividas por categorias. A seção padrão chama-se "Top Stories", mas o usuário pode adicionar outras, com temas específicos (por exemplo, tecnologia, moda, economia etc.).

Para instalar o Currents em seu iPad, iPhone ou Android clique neste link e vincule o aparelho a uma conta do Google.

Criação de biblioteca

Ao encontrar uma fonte de informação que deseja seguir, adicione à sua biblioteca. Para isto faça o seguinte:

-- Clique no ícone "Adicionar mais";
-- Selecione uma das publicações que serão apresentadas dentro dos gêneros disponíveis;
-- Clique em "Adicionar" para realizar a assinatura da publicação escolhida.

Modificação de biblioteca

Se resolver que não deseja seguir mais alguma publicação de sua biblioteca, siga os passos abaixo para removê-la:

-- Selecione "Biblioteca";
-- Clique em "Adicionar Mais";
-- Selecione "Minha biblioteca";
-- Clique no "X" ao lado do item a ser removido.

Atualizações, compartilhamento e tradução

Todas as atualizações são feitas de forma dinâmica, o que garante sempre a exibição dos conteúdos mais recentes. E caso precise ler offline o conteúdo, ele estará armazenado integralmente no aparelho, incluindo as imagens.

Google+ e Facebook estão entre as opções de compartilhamento
Reprodução
Google+ e Facebook estão entre as opções de compartilhamento

Quanto a compartilhar conteúdo, basta clicar no botão com duas setas saindo de um círculo. As opções de compartilhamento de redes sociais e serviços são: Google+, Twitter, Facebook, Pinboard, Tumblr e outros.

Como muitas das publicações estão em inglês, o Currents oferece a opção de traduzi-las. Clique no botão em forma de globo terrestre e escolha para qual idioma o conteúdo dever ser traduzido. Isto pode demorar alguns segundos conforme o tamanho do texto e velocidade de sua internet.

Recursos adicionais

Se tiver um blog favorito e que não aparece no Currents, não se preocupe. A leitura de RSS é outro recurso presente no aplicativo. Assim, basta procurar pelo blog no diretório de buscas e adicionar o seu feed de notícias. Os usuários do Currents podem se conectar ao Google Reader e escolher quais assinaturas devem ser transferidas para o dispositivo móvel.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.