Extensões acrescentam funcionalidades ao e-mail do Google

O Gmail é um dos webmails mais populares da web. Além de contar com diversos recursos nativos muito úteis, também é possível instalar extensões que ampliam ainda mais suas funcionalidades. Com esses complementos, o Gmail pode ficar muito parecido com programas específicos de gerenciamento de e-mail (por exemplo, Outlook e Thunderbird).

Veja também
10 dicas para o Gmail

Por isso o iG elaborou um lista com 5 extensões (add-ons) para o Gmail. Confira:

1 - Rapportive

Rapportive integra Gmail a redes sociais
Reprodução
Rapportive integra Gmail a redes sociais

Esta extensão faz com que a barra lateral do Gmail se torne um centro de informações integrado.

Com o Rapportive é possível ver as últimas atualizações das suas redes sociais, perfil dos contatos, listagem de e-mails e de imagens. Também é possível retuitar, seguir e responder diretamente de sua caixa de entrada.

Para instalar o Rapportive clique neste link a partir de um dos navegadores compatíveis (Chrome, Firefox, Safari ou Mailplane).

2 - Send from Gmail

Esta extensão é um ótimo auxiliar no envio de e-mails. O Send from Gmail adiciona um botão no Chrome para escrever novas mensagens sem precisar fazer todo o caminho até sua caixa de entrada do Gmail. Ele usa o título da página como assunto e o texto selecionado é colocado no corpo da mensagem.

Além disso, ao clicar num link de e-mail de qualquer página da internet, automaticamente é aberta uma janela de nova mensagem do Gmail já com o e-mail clicado no campo "Para:".

Sua grande limitação é estar disponível somente para o navegador do Google. Para instalá-lo clique neste link .

3 - Boomerang for Gmail

Está pensando em sair de férias sem levar o notebook? Neste meio tempo tem muitos e-mails para enviar em datas específicas? Se a resposta é sim, então o Boomerang for Gmail pode ser a extensão perfeita para você.

Boomerang permite programar e-mails
Reprodução
Boomerang permite programar e-mails


Com ela é possível escolher a data e horário que um e-mail redigido deve ser enviado. E também escolher quando certos e-mails importantes de sua caixa de entrada devem ser reenviados para você mesmo, para que voltem para o topo da lista. Além disso, podem ser configurados lembretes para acompanhamentos de e-mails enviados ou que não foram respondidos.

O Boomerang for Gmail está disponível para Firefox, Chrome e Safari neste link .

4 - Enhancements for Gmail ou Better Gmail 2

Nem sempre todos os recursos ativados por padrão do Gmail são usados. Com o Enhancements for Gmail e o Better Gmail 2, a escolha de quais devem funcionar fica por conta do usuário. Selecione se quer ver exibido em seu Gmail o chat, propagandas, campo de busca na web e outras funções.

Notificações de novas mensagens recebidas por meio de balões de alerta na bandeja do sistema também poderão ser acionadas. Os ícones de anexos poderão vir representados com o formato dos arquivos anexados no e-mail, em vez do tradicional clipe.

Para Chrome, instale o Enhancements for Gmail neste link .

Para Firefox, instale o Better Gmail 2 neste link .

5 - AwayFind

Muitas pessoas que recebem grandes quantidades de e-mail deixam de realizar tarefas longe do micro por estarem aguardando a chegada de alguma mensagem. Além disso, é muito mais fácil ver a "enxurrada" de mensagens numa tela maior.

AwayFind permite redirecionar mensagens
Reprodução
AwayFind permite redirecionar mensagens

Para não ficar preso a sua cadeira, a extensão Awayfind para Gmail pode ser uma ótima solução. Com ela é possível redirecionar e-mails de remetentes ou assuntos prioritários para outros dispositivos e serviços.

A possibilidade de personalização de parâmetros é muito vasta. Simplesmente configure se quer receber por SMS, Twitter, Gtalk ou pelo aplicativo para smartphone (iPhone e Android). Existe também a opção de selecionar o que é prioritário em diferentes períodos da sua ausência.

Os navegadores compatíveis são Firefox e Chrome. E o desenvolvedor oferece o serviço para teste por 30 dias neste link .

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.