Tema adequado e conteúdo atualizado com frequência são algumas medidas que podem aumentar a popularidade do blog

O Wordpress, com seus inúmeros plug-ins e funcionalidades, permite que praticamente tudo que venha à sua cabeça na criação de um blog possa ser realizado. Devido a este enorme potencial, este serviço é considerado uma plataforma completa de gerenciamento de conteúdo.

O outro lado é que, com toda esta vastidão de possibilidades, muitas vezes fica complicado estar a par de todos os recursos disponíveis. Por isso o iG elaborou uma lista com 5 boas práticas e outra com 5 plug-ins para o Wordpress . Confira as boas práticas abaixo.

Wordpress permite criar blogs com visual sofisticado e boas ferramentas
Reprodução
Wordpress permite criar blogs com visual sofisticado e boas ferramentas

1 - Domínio e hospedagem do blog

Para aqueles que precisam somente publicar seus conteúdos de forma simples, a hospedagem gratuita do "www.wordpress.com" pode ser o suficiente. Mas quem precisa de uma aparência mais profissional, escolher um bom serviço de hospedagem torna-se essencial. Com isto, a possibilidade de instalação de plug-ins é ativada no Wordpress e o seu blog dispensará as extensões no seu endereço eletrônico (por exemplo, www.nomedoblog.wordpress.com  vira www.nomedoblog.com )

2 - Temas com suporte a vídeo

Escolha o tema de acordo com o conteúdo que será publicado. Se a intenção também for publicar vídeos, escolha temas que lidem sem problemas com vídeos integrados e os acomodem corretamente quando redimensionados. Para saber se o tema é compatível, verifique se na sua demonstração aparecem exemplos com vídeos. Caso tenha dúvida, entre em contato com o criador do tema para mais informações.

3 - Defina a disposição dos menus

A localização, tamanho e quantidade de menus e colunas variam conforme o tipo de conteúdo a ser publicado no Wordpress. Mas é fundamental definir como seu blog será exibido em diferentes tipos de dispositivos. Portanto, teste diversos temas em diferentes equipamentos antes de escolher um e personalize-os ao máximo. Sem isto, seu blog pode aparecer de maneira correta num notebook, mas totalmente fragmentado e com menus em lugares estranhos num smartphone.

4 - Fique de olho no rodapé

Geralmente, o foco de quem cria um blog está voltado para a parte superior e central da página. Porém, muita gente rola a página até o fim para ver o que foi publicado anteriormente. Neste momento, um rodapé bem feito pode conter informações valiosas, como um link para uma página importante, informações sobre direitos autorais e contatos com o(s) administrador(es) do blog.

5 - Tenha um blog com muito conteúdo

Evite lançar seu blog no Wordpress com menos de cinco publicações, sem contar a publicação de saudações iniciais. As pessoas menos próximas ao autor podem achar que é um blog abandonado ou mal cuidado. Também atualize frequentemente o blog com novas publicações, independentemente do tipo de conteúdo.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.