Aprenda a criar links, marcações e anotações diretamente de qualquer navegador

O Evernote ( http://evernote.com/intl/pt-br/ ) é uma excelente ferramenta de sincronização de anotações entre diferentes aparelhos e plataformas. A princípio, ele parece um aplicativo de agenda comum com uma interface meio desorganizada. Mas, depois que o usuário se familiariza com o serviço, o Evernote se releva uma excelente ferramenta para organizar tarefas e ideias.

As anotações podem ser relacionadas a fotos, páginas da internet ou mensagens de voz gravadas. Os lembretes podem ser posteriormente editados a qualquer hora e compartilhados com outras pessoas. O Evernote tem uma vasta gama de recursos, mas cada usuário pode optar por usar apenas aqueles realmente úteis para suas atividades. O iG elaborou uma lista com sete dicas para organizar melhor suas tarefas no Evernote. Confira.

1 - Crie diferentes blocos de notas

Uma falha comum entre os usuários iniciantes do Evernote é deixar de criar novos blocos de notas. Isto causa uma mistura de diferentes tipos de lembrete e conteúdo.

Quando se cria outros blocos, os grupos de tarefas e categorias podem ser catalogados por assuntos específicos. Com isso, o serviço mostra todo seu potencial de organização e seu uso se torna mais fácil.

2 - Use marcações (tags)

Mesmo com diferentes blocos de notas criados, o usuário ainda pode inserir marcações em cada anotação. Este recurso serve para facilitar a busca de lembretes de conteúdo semelhante, mas que estão espalhados por diversas categorias.

Uso de tags no Evernote
Divulgação
Uso de tags no Evernote

No começo, pode parecer que esta ferramenta não tem muita utilidade. Mas, quando o volume de anotações começar a crescer, as marcações são importantes para uma busca rápida do que foi anotado no Evernote.

Para quem frequentemente precisa elaborar relatórios ou documentos sobre o conteúdo anotado, as marcações tornam-se quase indispensáveis. Cada anotação pode receber quantas marcações o usuário achar necessário (ex.: pessoal, profissional, faculdade, ideias noturnas etc.). Assim, a busca pode ser realizada por conteúdos semelhantes, mas sob diferentes critérios.

3 - Web Clipper

Esse recurso é muito útil para guardar páginas web e substitui com eficiência o recurso de favoritos do navegador. O Web Clipper adiciona anotações nas páginas marcadas. O recurso deve ser instalado como complemento (extensão) no navegador (está disponível também para dispositivos móveis).

O Web Clipper também se integra ao buscador do Google. Quando algo relacionado a uma página já marcada pelo Evernote surge no resultado de busca, o Web Clipper exibe uma miniatura desta página no canto direito.

Para instalar o Web Clipper, visite a seção do programa no site do Evernote .

4 - Insira links nas anotações

Uma ótima forma de organizar a estrutura de suas anotações é por meio de links. Com este recurso, é possível inserir um link nas anotações de uma foto que a vincule com uma página da internet ou mensagem de voz salva no Evernote, por exemplo.

Os links são ótimos para criar um glossário com a ordem em que a leitura do conteúdo deverá ser feita. Basta salvar uma sequência dos links numa nova anotação.

Para saber qual o link de cada lembrete, basta clicar como o botão direito do mouse ou pressionar e segurar a tela dos smartphones/tablets, e escolher a opção "Copy Note Link". Também podem ser inseridos links para rápido acesso na barra de ferramentas do Evernote. Para isto, basta arrastar qualquer anotação para a barra e o link será criado automaticamente.

5 - Proteja com senha suas anotações

As anotações do Evernote podem ser criptografadas por completo ou somente por trechos. O conteúdo protegido não será exibido no lembrete. Em vez disso, um botão de segurança ficará por cima do texto.

Texto protegido no Evernote
Reprodução
Texto protegido no Evernote

Inicialmente, o recurso funciona com a seleção da parte a ser protegida e a criação de uma senha de acesso.

Para acessar o conteúdo mais tarde, clique no botão de segurança, escolha uma das duas opções (mostrar o texto criptografado ou descriptografar permanentemente o texto) e insira a senha previamente definida.

Vale lembrar que o método de criptografia usado (RC2) não é dos mais seguros, caso o conteúdo seja de alta confidencialidade. Mas não é qualquer usuário que conseguirá violar esta proteção do Evernote.

6 - Traduza para texto as anotações por voz

Muitas vezes, as ideias surgem no meio da noite ou em outros locais inconvenientes. Nestas horas, o recurso de anotações por áudio do Evernote é a melhor forma de registrar seus pensamentos. Para isto, basta iniciar uma "Audio note", clicar em "Record" e falar no microfone do dispositivo o que passa por sua cabeça.

Os usuários de Android contam com a conversão automática do que for falado para anotações no formato de texto. Já os usuários de iOS e PCs precisam de aplicativos de terceiros ou extensões para ter um recurso semelhante.

O Voice2Note é uma destas alternativas de conversão para o Evernote em forma de complemento. Para usá-lo, crie uma conta no site oficial do serviço e depois grave normalmente uma anotação por voz. Ao final da gravação, o usuário ainda pode inserir uma marcação ao falar "tag with <nome da marcação>".

Feito isto, a gravação será convertida e enviada diretamente para sua conta do Evernote. Para encontrar a anotação desta gravação, basta procurá-la no Evernote ou acessar sua conta do Voice2note e clicar em "My activities".

O Voice2Note é gratuito para até 5 conversões de 30 segundos por mês. Se precisar de mais, basta pagar uma taxa mensal de US$ 2.99.

7 - Acessar as anotações sem uma conexão de internet

O recurso de blocos de notas offline serve para que as pessoas vejam suas anotações do Evernote mesmo em locais sem acesso à internet. 

Este recurso pode ser usado em notebooks, desktops, tablets e smartphones. Basta ir em "Offline Notebooks" nas configurações e selecionar as anotações desejadas para que sejam salvas localmente nos dispositivos sincronizados. Infelizmente, o bloco de notas offline só está disponível na versão paga do Evernote.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.