Veja como cancelar mensagens enviadas e ignorar conversas inúteis

O Gmail é o serviço de e-mail mais usado no mundo, à frente de concorrentes como o Outlook (ex-Hotmail). Os últimos dados oficiais divulgados pelo Google, de junho de 2012, foram de que o serviço tinha na época 425 milhões de usuários.

LEIA TAMBÉM:
10 dicas para usar melhor o Chrome

Um dos motivos do sucesso do Gmail é que o serviço é rápido e fácil de usar. Também colaboram para o sucesso uma série de recursos muito úteis, mas que não são tão conhecidos. A seguir, você confere sete dicas para explorar melhor esses recursos e usar o Gmail com mais eficácia.

1 - Cancele mensagens enviadas

Quem nunca mandou um e-mail e depois se arrependeu? Um recurso do Gmail dá uma segunda chance para quem mandou um e-mail sem querer. Para habilitar esse recurso é necessário acessar o Labs, área de recursos experimentais do Gmail.

Clique no botão de configurações do Gmail e depois na aba "Labs". Nessa aba, habilite o recurso "Cancelar envio". Com o recurso ativado, você ganha alguns segundos para cancelar o envio de um e-mail.

2 - Ignore conversas inúteis

Quem nunca leu uma troca de e-mails que começou em um assunto pertinente, mas descambou para mensagens inúteis? Uma maneira fácil de se livrar de vez desse tipo de conversa é usar o recurso de ignorar mensagens do Gmail. Assim, a conversa será arquivada e não aparecerá novamente na caixa de entrada, mesmo se novas mensagens forem publicadas. O uso do recurso é simples. Basta selecionar a mensagem, clicar no botão "Mais" e depois na Opção "Ignorar". 

3 - Ative um aviso para novas mensagens

Na configuração padrão do Gmail, o usuário tem que abrir o e-mail na aba do navegador para ver novas mensagens. Mas um ajuste permite habilitar uma notificação a cada mensagem recebida. Assim, não importa qual programa está aberto na tela, o usuário é alertado a cada nova mensagem.

LEIA TAMBÉM: Conheça 10 extensões úteis para o Chrome

Para habilitar as notificações, vá em "Configurações > aba "Geral". No item "Notificações na área de trabalho", marque a opção "Ativar notificações de novos e-mails".

4 - Elimine abas de promoções e redes sociais

Em uma mudança recente, o Gmail passou a ter abas destinadas a agrupar mensagens de redes sociais e promoções. Mas é possível voltar ao layout antigo, com todas as mensagens na caixa principal.

Para fazer isso, basta clicar no botão "+" ao lado da aba de promoções e, na janela seguinte, desmarcar as abas desejadas.

5 - Navegue mais facilmente entre mensagens

Por padrão, o Gmail sempre retorna à caixa de entrada depois que o usuário apaga uma mensagem. Mas, principalmente para quem tem que dar conta de muitos e-mails, é mais prático ver a mensagem seguinte logo depois de apagar um e-mail. 

Para fazer isso, o primeiro passo é habilitar o recurso no Labs. Va até "Configurações" > "Labs" e ative a opção "Avanço automático".

Depois disso, vá até "Configurações" > aba "Geral". Na opção "Avanço automático", marque o item "Ir para a conversa anterior (mais antiga)".

6 - Transforme um e-mail em um compromisso rapidamente

Muitas vezes, o conteúdo de um e-mail está relacionado a um evento. O Gmail permite criar um compromisso no calendário do Google a partir de mensagens. É muito mais rápido do que ter que abrir o calendário e copiar e colar o texto do e-mail.

Para gerar um evento, com a mensagem aberta, clique no botão "Mais", no alto da tela, e depois em "Criar evento". O título do e-mail é usado como título do evento e o conteúdo vai para o campo de descrição.

7 - Use o Gmail mesmo sem conexão à internet

A extensão Gmail Offline (apenas para o navegador Chrome) permite usar o serviço de e-mail mesmo sem conexão à internet. Evidentemente, não é possível enviar ou receber mensagens novas. Mas o usuário pode ler e responder mensagens já armazenadas no navegador. Depois de instalar a extensão, clique no ícone dela no alto da aba do Chrome para ativá-la.

CONTINUE LENDO:

Saiba como escolher o notebook ideal para você

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.