iG reúne dicas para aproveitar melhor a rede social mais popular do mundo

Com mais de 1 bilhão de usuários no mundo, o Facebook é visita obrigatória para quase todo internauta. A rede social traz muito conteúdo interessante, mas também tem seus problemas, como amigos inconvenientes e aplicativos que publicam mensagens a toda hora. A seguir, o iG reúne cinco dicas para evitar algumas das chatices do Facebook e aproveitar melhor os recursos da rede. Confira. 

Como evitar marcações em fotos constrangedoras

Aqui, a má notícia para quem que se manter discreto é que não há como impedir que seus amigos de Facebook o marquem em fotos. Há, no entanto, algumas formas de evitar que a foto indesejada se espalhe mais do que o necessário.

A primeira delas é ativar a análise de marcação em fotos. Dessa forma, caso algum usuário que não é seu amigo o marque, a foto aparecerá em seu perfil apenas com sua aprovação.

Para ativar essa opção, vá até a página de configurações do Facebook e clique em "Linha do tempo e configurações de marcações". Nessa página, clique no segundo item, com o texto "analisar publicações nas quais amigos...". Depois, clique no botão Ativar. Note que a marcação continuará a aparecer no perfil da pessoa que tirou a foto e o marco, mas a foto não aparecerá em seu perfil.

Outra medida que pode ajudar é desativar a sugestão automática de marcação de fotos. Vá até a página de configurações do Facebook e clique em "Linha do tempo e configurações de marcações". Nessa página, clique oitavo e último item, com texto "quem vê sugestões de marcações". Marque a opção "Ninguém" para que o Facebook deixe de sugerir que amigos o marquem em fotos. Note que isso não impede a marcação, apenas a sugestão deixa de ser exibida.

Para remover uma marcação incômoda, clique sobre o ícone de seta para baixo ("V") no canto direito superior da história e escolha "Denunciar/Remover marcação". As marcações removidas deixam de ser exibidas na foto, mas a imagem continuará visível para o público com o qual foi compartilhada.

Como bloquear contatos e evitar avisos "malas" de jogos e aplicativos

Quem não se lembra de chatíssimas mensagens como "seu amigo completou um celeiro no Farmville. Dê os parabéns"? Mudanças recentes no Facebook fizeram com que os avisos enviados por aplicativos diminuíssem bastante. Mas eles ainda circulam na rede social.

Se você não aguenta mais ver notificações de algum app ou amigo, clique no botão de configurações do Facebook (Seta no canto superior do lado esquerdo), depois em "Configurações" e, na página seguinte, em "Bloqueio".

Nessa página é possível tanto bloquear contatos do Facebook como mensagens de aplicativos. 

Como fugir do bate-papo com contatos "malas" 

Ás vezes você não quer bloquear um contato, só não quer ficar de conversa com ele. Felizmente, a rede social traz uma forma de selecionar quais de seus contatos têm acesso a você por meio do bate-papo. No canto inferior direito, clique no pequeno botão em forma de engrenagem (Configurações) e, em seguida, em "Configurações Avançadas". Na janela seguinte, você poderá incluir nomes dos contatos que não deseja ver no chat do Facebook.

Como gerenciar atualizações de aplicativos

Algum aplicativo que você instalou anda chateando seus amigos com posts "malas" e frequentes? Remova-o de sua lista de apps instalados antes de virar o chato da turma. Vá até "Configurações" e clique na seção "Aplicativos". Ela traz todos os apps atualmente vinculados à sua conta de Facebook. Localize o aplicativo desejado e clique no botão "X" para removê-lo. Você pode também clicar no botão "Editar" para apenas alterar algunas opções mais detalhadas do app.

Como alterar dezenas de ajustes do Facebook

Não gosta de algum detalhe da interface do Facebook? A extensão Social Fixer para Chrome e Firefox provavelmente é a resposta. Ela permite fazer dezenas de pequenas modificações na versão web do Facebook. É possível separar publicações de apps e games em abas separadas, modificar o botão Enter para quebrar uma linha (em vez de enviar mensagens), esconder a janela de chat e fazer algumas alterações no layout da página, por exemplo.

A extensão é feita por apenas uma pessoa e algumas das modificações não funcionam como esperado. Outras opções são muito técnicas e úteis apenas para quem tem algum conhecimento de programação. Ainda assim, a Social Fixer é uma opção interessante para quem gosta configurar os mínimos detalhes do Facebook. Gostou? Vá ao site do Social Fixer e instale a extensão para seu navegador.

    Leia tudo sobre: facebook
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.