Antes de colocar seu número de cartão de crédito em qualquer site, é preciso tomar algumas precauções

Compra online: fique atento
Thinkstock Photos
Compra online: fique atento

A possibilidade de realizar praticamente todas as suas compras pela internet, direto do conforto de sua casa, buscando em sites de todo o mundo, conquistou de vez os brasileiros. Mas na hora de aproveitarmos descontos e colocarmos dados sobre o cartão de crédito em algum site sempre fica certo receio de que aquela compra pode dar mais dor de cabeça do que satisfação. Afinal, de acordo com dados divulgados pelo CERT.br, Centro de Estudos Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil, acontecem, diariamente, mais de 6 mil tentativas de fraudes no país envolvendo serviços de e-commerce. 

Por isso, é importante sempre levar em conta alguns procedimentos de segurança. É imprescindível checar os dados da empresa, como CNPJ, razão social, endereço, telefone e e-mail. Se essas informações não podem ser encontradas facilmente, é bom desconfiar. "Se o site parecer suspeito, é melhor nem comprar", diz Marta Aur, assessora técnica do Procon, o órgão de proteção e defesa ao consumidor. O próprio Procon mantém uma lista de serviços de e-commerce que devem ser evitados. O cuidado deve ser redobrado para compras em sites internacionais. Pode ser mais difícil entrar em contato com o vendedor, especialmente se o consumidor não dominar o idioma. 

Antivírus garante indenização contra golpes
Reprodução
Antivírus garante indenização contra golpes

Existe ainda um outro tipo de fraude, mais complicado. Alguns sites praticam golpes DNS, que infectam o modem dos consumidores e alteram a URL de um site mesmo quando ela é digitada corretamente. Ainda de acordo com dados do CERT.br, mais de 4,5 milhões de modems foram infectados só no ano passado. 

Mas é possível se precaver. O recurso Compra Segura, do antivírus Baidu, garante que o usuário será enviado para o IP legítimo de serviços de e-commerce, evitando este tipo de golpe em 100% dos casos. Para o dia das mães, o Baidu fez até uma promoção: os usuários do antivírus receberão uma indenização de R$ 1 mil caso sejam vítimas de algum golpe online DNS em compras feitas até o dia 17 de maio. Para ter direito à proteção, é preciso estar com o antivírus atualizado e seguir suas recomendações de segurança. São diversos sites protegidos e que fazem parte da promoção, como AliExpress.com, Netshoes, Submarino, entre outros. 


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.