Separe os contatos offline, veja as publicações de amigos no Facebook e silencie sons repetitivos

O Windows Live Messenger é um dos aplicativos de mensagens instantâneas mais usados no mundo, junto com Skype, Google Talk e Yahoo Messenger. Ele era mais conhecido por MSN, mas a Microsoft alterou o nome de seu pacote de serviços gratuitos baseados em web em 2005 e o nome do mensageiro mudou.

Apesar disso, o nome MSN ou Messenger continuaram populares até hoje. Atualmente, a plataforma reúne 53 milhões de usuários no Brasil e 500 milhões em todo o mundo. Confira abaixo sete dicas do iG sobre como tornar ainda mais agradável sua experiência com o aplicativo:

MSN tem recurso para ficar invisível automaticamente
Reprodução
MSN tem recurso para ficar invisível automaticamente
1 – Entre com o status invisível por padrão

Alterar o status para ocupado ou ausente às vezes não funciona para impedir os amigos de incomodá-lo no MSN, nem para impedir que outras pessoas vejam que o usuário está online, mesmo que ele queira conversar com apenas um contato. Para evitar que isso aconteça, configure o MSN para que o status inicial sempre seja invisível. Para isso, faça o seguinte:

1. Clique no status atual na área “Entrar como” na página inicial do MSN;

2. Selecione “Invisível” e faça o login;

3. Uma janela com a mensagem para alterar o status para online aparecerá, mas basta clicar em “Não”. Se desejar manter esta configuração também marque a caixa “Não exibir esta mensagem novamente”;

4. Para alterar o status clique com o botão direito do mouse no ícone do Windows Live Messenger, selecione status e escolha o desejado.

2 – Reduza para o modo compacto

Para aqueles que gostam de saber por outros meios as últimas notícias e atualizações de redes sociais, é possível desativar o modo expandido (antigo Windows Live Hoje):

1. No canto superior direito clique no ícone de “alternar para exibição compacta”.

Barra de menu tem atalhos úteis
Reprodução
Barra de menu tem atalhos úteis
3 – Visualize a barra de menu

Apesar de ser esteticamente feia, a barra de menu facilita muito a vida do usuário.  Habilitar sua visualização é fácil:

1. Clique no nome do usuário no lado superior esquerdo no modo compacto ou lado direito no modo expandido;
2. Marque a opção “Mostrar barra de menus”.

4 – Desative a inicialização automática do MSN

A entrada automática do Windows Live Messenger faz com que a inicialização (boot) do Windows seja mais demorada. Para acionar o MSN somente quando deseja, crie um atalho para o Windows Live Messenger na área de trabalho.  Para desabilitar a inicialização automática faça o seguinte:

1. Selecione “Ferramentas” e clique em “Opções”;

2. No menu lateral “Entrar” desmarque a caixa “Iniciar o Messenger quando você fizer logon no seu computador”;

3. Clique em OK.

5 – Separe os contatos offline

Uma maneira para despoluir um pouco a janela do Windows Live Messenger é separar na lista os contatos que estejam offline daqueles online. Para tal, faça o seguinte:

1. Selecione “Ferramentas” e clique em “Opções”;

2. No menu lateral “Contatos” marque a caixa “Mostrar os contatos offline em uma categoria separada”;

3. Clique em “OK”.

6 – Desative sons desagradáveis

Uma marca registrada do Windows Live Messenger é o famoso som de recebimento de uma nova mensagem instantânea. Para aqueles que têm uma grande lista de contatos e recebem uma mensagem atrás da outra, este som pode se tornar um grande inconveniente. Para desabilitá-lo faça o seguinte:

1. Selecione “Ferramentas” e clique em “Opções”;

2. No menu lateral “Sons” clique na seta para baixo ao lado de “Nova mensagem instantânea” e marque “Não tocar um som”.

3. Repita o procedimento acima no “Chamar a Atenção”;

4. Clique em “OK”.

7 – Integre o MSN com as redes sociais

É possível acompanhar as atualizações de amigos em diversas redes sociais e sites de compartilhamento como Facebook, Youtube e MySpace por meio de um recurso de integração disponível no Windows Live Messenger.

No caso do Facebook, também é possível se comunicar pelo mensageiro instantâneo com amigos que estejam online somente na rede social. Para habilitar este recurso deixe o Windows Live Messenger no modo expandido (ao contrário da dica 2) e siga as instruções do site da Microsoft .

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.