Tweets e mensagens diretas são algumas delas

Saber diferenciar as mensagens do Twitter é fundamental para evitar gafes no microblog. A seguir, o iG explica a diferença entre os tipos de mensagem.

Tweet

Os tweets são as mensagens públicas do Twitter. Qualquer usuário, seguidor ou não, pode vê-las. Para publicar um tweet simplesmente escreva o que desejar no campo "O que está acontencendo?" da página inicial e clique em "Tweetar".

Se quiser adicionar uma imagem ou sua localização geográfica ao texto, basta clicar nos botões representados respectivamente por uma câmera fotográfica ou uma mira (alvo).

DM (direct message)

A DM funciona como uma mensagem de e-mail comum. Somente o destinatário pode ver o conteúdo delas. Uma cópia da mensagem permanece na área "Mensagens" do seu perfil. As mensagens diretas podem ser também consideradas um tweet privado e só podem ser enviadas aos seus seguidores. Para usá-la faça o seguinte:

1. Selecione a aba "Mensagens" no menu horizontal;
2. Clique em "Nova Mensagem";
3. Selecione o seguidor que deseja enviar a DM e escreva a mensagem.
4. Clique em "Enviar".

RT (Re-tweet)

Basicamente RT é o termo usado para se referir ao reencaminhamento de mensagens de outro usuário. Para usar este recurso basta clicar em "Retweetar" na mensagem de outra pessoa que deseja compartilhar com seus seguidores.

Para desfazer um retweet basta clicar em "Desfazer retweet" no mesmo local onde foi feito.

@resposta (reply)

Quando quiser enviar um tweet direcionado ou uma resposta em relação a algum tweet feito por um usuário, basta começar seu tweet com @usuário (ex.: @lucioribeiro Qual sua banda indie favorita?).

 
Reprodução
Menções (@usuário)

No Twitter é possível mencionar usuários do microblog em um tweet. Para isso, basta incluir uma arroba antes do nome do usuário (por exemplo, Eu indico as dicas de tecnologia de @maucoelhoiG para @lucioribeiro.). A utilidade em se fazer isso é que o usuário mencionado receberá uma notificação de onde e por quem foi citado.


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.