Recurso agrupa mensagens relacionadas a um assunto

No Brasil, uma das hashtags mais famosas dos últimos tempos foi a #calabocagalvao durante a última Copa do Mundo. Mas afinal para que serve este termo tão comentado em programas de televisão e usado diariamente no Twitter?

Uma hashtag nada mais é do que um agrupador dos tweets relacionados a um determinado assunto. Este recurso facilita a disseminação de um tópico, assim como organiza o acompanhamento do conteúdo e discussões feitas em relação ao tema colocado em pauta.

Por isso, as hashtags são muito usadas em convenções e palestras, onde tudo que está para acontecer ou já aconteceu é comentado em tempo real. E os usuários interessados no assunto podem se atualizar rapidamente através do buscador do Twitter.

#calabocagalvão fez sucesso durante a Copa
Reprodução
#calabocagalvão fez sucesso durante a Copa
Para criar uma hashtag basta colocar no seu tweet o símbolo # mais uma descrição do assunto (ex.: "aprenda a usar o Twitter com o #tutorialtwitter e aproveite para fazer perguntas" ou "nós do Brasil #amamosgatos", e assim por diante).

Tente sempre ser breve pois as hashtags consomem parte dos 140 caracteres que o Twitter oferece para escrever mensagens. Evite criar uma nova hashtag em cada tweet. Faça sempre uma busca para verificar se já existe tal hashtag ou alguma variação semelhante do nome do tópico a ser criado. O exagero de uso deste recurso faz com que perca sua força principal de concentrar um conteúdo num local só.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.