Tecnologia de impressão em CDs e DVDs permite personalizar mídias ópticas

Durante os primeiros anos do CD-ROM, cada CD/DVD gravado em casa era identificado por meio de etiquetas adesivas, marcadores permanentes (canetas) ou impressoras de jato de tinta específicas para mídias ópticas. No entanto, o acabamento visual destes métodos quase sempre deixava muito a desejar. E etiquetas descolando ou tintas de péssima qualidade podiam acarretar em danos ao leitor óptico.

Lightscribe permite personalizar CDs e DVDs
Reprodução
Lightscribe permite personalizar CDs e DVDs

Pensando em suprir esta lacuna, a HP lançou na CES 2004 a tecnologia Lightscribe. Apesar de já estar no mercado há quase nove anos, muita gente ainda a desconhece. Muitas pessoas têm o Lightscribe em seus micros e não sabem disso.

O que é Lightscribe?

O Lightscribe nada mais é do que a possibilidade de criar "etiquetas" personalizadas em escalas de cinza nos CDs e DVDs, a partir do laser do seu gravador óptico. Há três requisitos para que isto ocorra:

Gravador

O computador precisa ter um gravador com a capacidade Lightscribe. Para identificar sua presença, veja se logotipo da tecnologia está na tampa do leitor óptico ou em alguma etiqueta do micro.

Por ter sido inventado pela HP, é muito comum ver o Lightscribe em computadores desta marca e suas divisões (ex.: Compaq). Atualmente, a tecnologia pode ser encontrada em produtos de outros fabricantes, por exemplo, da Pioneer.

Mídias ópticas

Os CD e DVDs que funcionam com o Lightscribe são diferentes dos comuns. Suas superfícies possuem uma fina camada sensível ao laser do gravador. Para que a impressão aconteça, as mídias devem ser colocadas sempre de cabeça para baixo no gravador.

Apesar de as mídias serem mais caras, o usuário por outro lado economiza ao dispensar o uso de cartuchos de tinta e etiquetas. Os CD/DVDs Lightscribe podem ser encontrados em diferentes tonalidades, mas o resultado final dos desenhos e textos será sempre monocromático.

Software de impressão

Primeiro passo a ser feito é ativar a funcionalidade Lightscribe do gravador por meio da instalação do "Lightscribe System Software (LSS)". Existem versões para Windows, Mac e Linux neste link .

Depois, basta escolher um programa para criação do logotipo ou texto a ser impresso no CD/DVD Lightscribe. Muitos aplicativos de gravação (ex.: Nero, Ashampoo e Roxio) possuem versões com aplicativos para elaboração de etiquetas Lightscribe.

Há ainda programas como o "LightScribe Template Labeler" e o " LightScribe Simple Labeler". Clique neste link  para baixá-los ou ver uma lista de programas de terceiros que tenham esta mesma funcionalidade.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.