Veja como converter PDFs para os mais populares formatos de arquivos de e-books

Os PDFs estão por toda parte atualmente, seja na forma de manuais de instrução, boletos bancários ou documentos digitalizados. Além disto, praticamente qualquer coisa que apareça na tela de seu micro pode ser convertida para PDF com o uso de aplicativos que simulam uma "impressora" (ex.: CutePDF).

Porém, muitos leitores de livros digitais antigos não suportam nativamente a leitura de arquivos em PDF. Os mais modernos (Kindle, Nook, Kobo) até suportam, mas muitas vezes os arquivos PDF não aparecem de forma correta na tela.

Por isso, para ler de forma satisfatória um arquivo PDF em um leitor de livros digitais, a melhor coisa a fazer é convertê-lo para o formato de arquivo padrão do seu aparelho (ex.: azw, epub, mobi, fb2 e outros). Existem diversos conversores oferecidos na internet, mas o que mais se destaca é o Calibre. 

Calibre também é bom gerenciador de e-books
Reprodução
Calibre também é bom gerenciador de e-books

O desenvolvedor do Calibre não garante ótimos resultados em todas as conversões, conforme explicado neste link . Isto acontece devido a complexidade do processo de conversão de um arquivo em PDF para os formatos de e-books. Ainda assim, o software funciona bem em boa parte dos arquivos PDF.

Abaixo, o iG mostra como usar o Calibre para conversões. Confira:

-- Faça o download do Calibre neste link . Existem versões para Windows, OsX, Linux e uma portátil para ser rodada a partir de um pendrive;

-- Efetue a instalação;

Tela inicial do Calibre mostra leitores compatíveis
Reprodução
Tela inicial do Calibre mostra leitores compatíveis

-- Será aberto automaticamente na primeira execução o assistente de inicialização. Nele será solicitado que se escolha o idioma da interface, onde sua biblioteca de e-books deverá ser salva e qual o modelo do seu e-reader;

-- Clique em "Adicionar livros" para inserir livros em sua biblioteca do Calibre;
Selecione o PDF que deve ser convertido;

-- Clique em "Converter livros";

-- Selecione em "Formato de saída" no canto direito superior qual o formato padrão do seu e-reader;

-- Clique em "Certo" na parte inferior;

-- No menu vertical esquerdo selecione "Formatos", encontre o formato convertido e verifique se a conversão foi feita de forma devida;

-- Pronto agora basta transferir para seu e-Reader. O Calibre oferece opções em "Conectar/compartilhar" do menu horizontal para realizar esta tarefa. Opte entre enviar por e-mail ou direto para seu e-reader via cabo USB.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.