Como limpar telas de notebooks, smartphones, tablets e TVs

Por Mauricio Coelho , para o iG Tecnologia | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Aprenda o que fazer e o que evitar na hora de limpar a tela de seus aparelhos eletrônicos

Além de acumular poeira, as telas de LCD ou LED também ficam marcadas por respingos de comida e bebidas. Fora, é claro, as impressões digitais de quem usa a tela para interagir com o aparelho ou simplesmente encosta sem querer, no caso de notebooks e TVs. Em tablets e smartphones essas "dedadas" fazem parte do uso do aparelho, mas visualmente incomodam do mesmo jeito.

É fácil eliminar manchas em telas de aparelhos eletrônicos, mas alguns cuidados devem ser tomados. Veja a seguir como limpar a tela de seu aparelho. 

O que não deve ser feito e usado na limpeza?

- Não faça sua limpeza com o aparelho conectado à tomada e, se possível, remova a bateria.

- Nunca pressione a tela com força ao limpá-la.

- Não use produtos químicos como removedor, sapólio líquido ou detergente multi-uso. Quando usados em quantidade excessiva, esses produtos podem deixar marcas definitivas em suas telas.

- Quanto aos tecidos de limpeza, jamais utilize panos e esponjas abrasivas. Evite usar papel-toalha, guardanapos ou papel higiênico. Além de poderem riscar a tela quando secos, eles espalham farelos quando umedecidos.

- Muitos dizem que o movimento circular do pano na tela remove melhor a gordura. Porém, esta ação pode friccionar por mais tempo partículas de sujeira no mesmo local. Portanto evite isto.

- Por motivos óbvios, cuidado com panos encharcados de líquidos em dispositivos eletrônicos. No caso de despejá-los em excesso no aparelho, mantenha-o desligado por pelo menos 48 horas.

Qual a forma correta de se fazer?

- Quantos aos líquido de limpeza, pode-se escolher entre produtos comerciais específicos (por exemplo, Radex em gel) ou usar uma solução caseira, composta de mistura de álcool com água destilada, em proporção idêntica. 

- A água de torneira não é indicada, pois contém minerais dissolvidos que podem deixar manchas.

- O tecido mais indicado para a limpeza é o usado em flanelas de microfibra, as mesmas usadas para limpar óculos. Muitas TVs novas trazem essas flanelas dentro de suas embalagens.

Divulgação
Flanela é melhor tecido para limpar telas

Caso não tenha a flanela, a limpeza pode ser feita com uma camiseta 100% algodão ou uma flanela comum. Só tenha cuidado de não passar nenhum tipo de costura destes panos na tela.

Com o material em mãos, siga os passos seguintes:

- Desligue o dispositivo;

- Borrife levemente o produto comercial ou caseiro;

- Passe o pano gentilmente da primeira vez, de cima para baixo;

- Se acumular alguma sujeira na parte inferior, repita o procedimento horizontalmente, de um lado para o extremo do outro;

- Repita os dois últimos procedimentos, até a tela ficar limpa;

- Espere a tela secar naturalmente e só depois religue o aparelho.

Leia tudo sobre: notebooktabletsmartphone

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas