Com o acessório para TVs do Google é possível despertar com vídeos e até brincar de karaokê

Chromecast chegou ao Brasil por R$ 199
Emily Canto Nunes/iG São Paulo
Chromecast chegou ao Brasil por R$ 199

Acessório da vez para a TV, o Chromecast já provou ser um sucesso nacional e internacional. Procurado por quem deseja ter um acesso fácil e direto a serviços como YouTube, Netflix, Vevo, Rdio e Deezer, o Chromecast pode fazer muito mais do que simplesmente transmitir vídeos e músicas a partir da internet.

LEIA TAMBÉM: Fácil de usar, Chromecast coloca fim aos cabos e deixa TV mais esperta

Desde janeiro, quando o Google liberou para os desenvolvedores ferramentas para que eles mesmos criassem programas que funcionem também no Chromecast, uma enxurrada de aplicativos chegou à loja do Chrome. O usuário que resolver desbravar esse terreno vai encontrar vários apps em outras línguas, gratuitos e pagos, alguns meio inúteis, mas outros bastante interessantes.

Para saber que aplicativos estão disponíveis para Chromecast basta acessar a loja do Chrome ou, por meio do programa do acessório instalado no smartphone, ver quais são as novidades, clicando em Descobrir aplicativos, no menu esquerdo. Por enquanto, confira a nossa seleção:

CastPad

Um dos mais simples aplicativos para Chromecast, o CastPad transforma a TV em uma folha em branco, até em uma tela se alguém na sua família for um artista de verdade. Basicamente, ele funciona como o Paint, do Windows, só que todos os traços feitos no smartphone aparecem também na grande tela. É ideal para entreter as crianças ou brincar nas fotos de um amigo. A versão graátis oferece cinco cores e a possibilidade de escolher a espessura do pincel. Já a versão paga, além de não mostrar anúncios, tem infinitas opções de cores.

Coursera

Plataforma de ensino que tem parceria com grandes universidades do mundo todo, o aplicativo do Coursera também possui a função de enviar seu conteúdo para a televisão via Chromecast. Com isso, o usuário pode assistir aos vídeos dos cursos de que participa na maior tela que tem em casa, a da TV. Grande parte dos cursos é ministrada em inglês, mas vários deles já possuem legendas em português. Para assistir a qualquer conteúdo, basta se cadastrar. Tanto o aplicativo quanto a plataforma são gratuitos.

Yokee

Se você é aquele tipo de cantor que é muito bom, mas que ninguém descobriu ainda, o Yokee vai te conquistar. Com ajuda desse bom aplicativo e do Chromecast, é possível transformar a sala de casa em um karaokê gratuito. O catálogos de músicas do Yokee é baseado no YouTube, ou seja, bastante vasto. E, além de colocar na tela da televisão as letras, o aplicativo grava no smartphone o usuário cantando e sincroniza com a canção escolhida. Findada a cantoria, é possível adicionar efeitos especiais de voz como eco e reverberação, e ainda compartilhar com os amigos.

Gallery Cast Free

De olho no comportamento do seu usuário, o Google anunciou em junho novas funcionalidades para o Chromecast. Entre elas está, a de transmitir para a TV as fotos do smartphone mais facilmente. Enquanto elas não chegam oficialmente, um aplicativo se encarrega disso: trata-se do Gallery Cast Free. De interface simples, o programa permite que o usuário transmita para a TV as fotos que estão no smartphone, de qualquer pasta, inclusive aquelas postadas em redes sociais. Mostrar as imagens de uma viagem ou fazer da TV um enorme porta-retratos ficou mais fácil. E também funciona com vídeos.

VEJA MAIS: 6 coisas legais para fazer com o Chromecast

Chromecast Wake me up Cast

E que tal transformar sua TV em um despertador? Para que tem uma TV no quarto, pode funcionar muito melhor que o relógio. É o que faz o Chromecast Wake me up Cast: no smartphone, além de configurar a hora do alarme, é possível escolher os dias em que ele vai tocar e também com que vídeo o usuário deseja acordar. Para que ele funcione como deve, o Chromecast deve estar ligado direto na tomada, e não em alguma porta USB da própria televisão. Para desligar o alarme basta apertar o botão no smartphone, e se o usuário decidir dificultar o processo, para ter certeza de que vai sair da cama, é possível ainda gerar um QR Code que precisará ser acessado para encerrar o alarme. 

Crackle

Talvez você tenha comprado um Chromecast pensando em assinar o Netflix, mas saiba que com ele é possível ir além. Aplicativo de entretenimento é o que não falta. O Crackle, que é gratuito, tem vários filmes e seriados de TV do catálogo da Sony. Outro destaque do programa é que muitos conteúdos já estão dublados para o português. Também é possível criar listas próprias para assistir no futuro. Além disso, os filmes e programas de TV são atualizados mensalmente, ou seja, mesmo que você esgote os títulos que estão lá, dentre eles, vários clássicos, novidades surgirão todos os meses.

Red Bull TV

Todos sabem que o esporte favorito do brasileiro é o futebol, mas isso não impede que as atenções sejam divididas com outras modalidades, especialmente aquelas radicais que a Red Bull, marca de bebida energética, adora patrocinar. Grande parte dos vídeos encontrados no app Red Bull TV são em HD, o que garante a qualidade da reprodução na TV. Além disso, o aplicativo também traz shows de música e eventos ao vivo como o Lollapalloza de Chicago, nos Estados Unidos.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.