Acompanhe as nossas dicas para aprender a mexer no OS X Lion


Para ler a parte 1, clique aqui .

Desempenho

Não há grandes diferenças de desempenho do Lion em relação ao Snow Leopard, mas há uma sensação geral de leveza e resposta em alguns programas. A memória mínima para instalar o sistema é de 2GB, portanto, é bem provável que programas exigentes fiquem mais lentos se a máquina estiver nesse limite. Uma boa hora para gastar um pouco em uns pentes de RAM . Aproveite e compre também um Magic Trackpad, se você não tem um MacBook, pois, como vimos, os gestos são um componente importante da nova interface.

O Fim do DVD

Na sua campanha contra os drives ópticos, a Apple matou o DVD de Instalação do Sistema. Muita gente pode ficar em pânico sem ter uma mídia física para poder, por exemplo, tentar recuperar um HD bichado. Em agosto, a Apple vai começar a vender um chaveirinho USB com o Lion instalado por US$ 70. Você também pode fazer um, mas ele não vai ser tão charmoso quanto o oficial. Também é possível criar um DVD bootável a partir da imagem de disco que está embutida no instalador. Clique nele com [Control] e peça para ver o conteúdo do pacote para encontrar uma imagem de disco chamada Lion InstallESD.dmg. Daí é só queimá-la em um DVD com o Utilitário de Disco.

Para os que não tem tanto medo assim, há o Lion Recovery, uma partição invisível de 650MB criada pelo Lion na hora da instalação.

15 - Restarte segurando [Command] +® para cair diretamente na tela do Mac OS X Utiilities onde você vai poder tentar recuperar seu disco ou reinstalar o Lion. Ou segure [Option] durante o reinício para dar o boot pelo HD de recuperação.

O Fim da Salvação

Auto Save! Não precisar mais se preocupar com salvar seus trabalhos. Só isso já valeria as 30 doletas do upgrade. Entusiasmando com a idéia dei um [Command] + [Q] neste texto quando o título ainda era Sem título. O Editor de Texto fechou sem me perguntar se eu queria salvar antes o que tinha escrito. Ahhhhhh! Fiz o Glu-Glu, cliquei no editor e pronto: meu texto sem título estava lá, tudo direitinho. Sensacional.

Continuei escrevendo e salvei o texto. Escrevi mais um pouco e vi que a palavra Editado apareceu ao lado do título. Aí salvei de novo, cliquei no título e entrei no fantástico mundo das versões. Escolhendo Explorar Todas as Versões no menu que aparece te leva para uma tela semelhante a do Time Machine, com uma galáxia se movendo lentamente no fundo. Aí basta escolher uma versão anterior do arquivo para utilizá-la, caso você tenha mudado de idéia. Impressionante.

Dicas de Safari

A janela de download está meio escondida, mas é só procurar um pouco.

16 - A lista de download foi totalmente remodelada e ganhou um ícone de acesso na barra superior. Você pode arrastar um arquivo da lista de downloads do Safari para colocá-lo em outro lugar no Finder.

17 - Se você duploclica um bloco de texto com dois dedos, o Safari dá zoom naquela coluna ou parágrafo.

Dicas de Texto

18 - A correção de texto agora tem uma aparência semelhante à do iOS. Quando erramos alguma palavra, um pequeno balão aparece, corrigindo-a. Você pode apertar a barra de espaço para corrigi-la ou [Esc] para ignorá-la.

19 - Não lembra qual a combinação de teclas para o U com trema? Segure a tecla com a letra a querer ser acentuada, como acontece no iOS. Clique na letra acentuada ou digite o número correspondente para digitá-la.

20 - A Apple acrescentou a fonte Emoji, para colocar emoticons, mas o suporte ainda é capenga. Você não consegue digitar os Emoticons, apenas arrastar do Visualisador de Caracteres.

21 - Twite o que você quiser, de qualquer programa. [Control] + clique um texto para fazer aparecer o menu contextual e abrir instantaneamente o aplicativo do Twitter (aproveitando, já segue a @macmais ?). Funciona com URLs no Safari e textos no Editor de Textos.

Preferências do Sistema

O painel de Preferências do Sistema tem algumas funções escondidas:

22 - Para reduzir o número de ícones que aparecem no painel principal, escolha Visualizar > Personalizar . Depois, basta escolher quais funcionalidades você usa normalmente.

23 - Há uma nova forma de ver o menu de Visualizar. Ao invés de ir até a barra de menus, clique e segure o botão [Mostrar Todos] .

Outras Dicas:

24 - Lion fala Português

Conheça Raquel, a voz brasileira do Mac OS. Abra o painel de Fala, clique em Vocalização de Texto e escolha Personalizar. Clique em Raquel para baixar a brasileira via Atualização de Software. Depois selecione qualquer texto no Editor de Texto e escolha Fala> Começar a Falar. A voz de Ruth, a irmã boazinha, ainda não está disponível.

25 - Mensagem no Login

Você pode colocar uma mensagem personalizada na tela de login (como o seu nome). Abra o painel de Segurança e Privacidade e habilite Mostrar uma mensagem quando a tela estiver bloqueada e coloque o seu texto.

26 - Volte para o Mail velho

Não gostou do novo look do Mail? Troque-o em Mail > Preferências . Clique no botão de visualização e selecione usar o layout clássico.

27 - Para ou continua?

O Resume do Lion automaticamente abre qualquer documento que estava ativo quando o programa foi fechado. Para ter certeza de que ele não abrirá automaticamente na próxima vez em que abrir o software, segure a tecla [Option] e escolha [Nome do programa] > Fechar e Descartas Janelas ou segure [Command] + [Option] + [Q] .

Para impedir que todos os programas abram novamente quando você reiniciar o Mac, não segure a tecla [Option] quando escolher Apple > Reiniciar ou Apple > Desligar .

28 - Visualize Sites no iChat e no Mail

Se alguém te mandar um link pelo iChat ou Mail, passe o cursor por cima sem clicar para ter um preview da pagina. Se quiser abrir no Safari, clique no botão no canto superior direito.

29 - O Lion escondeu a pasta Biblioteca (que ninguém mexia mesmo). Para vê-la, segure [Option] enquanto acessa o menu Ir do Finder. Brinque de apertar e desapertar [Option] com o menu aberto. É divertido.

30 - Ainda na dúvida se faz o upgrade? Quer ter certeza que todos os seus programas vão funcionar? Visite http://roaringapps.com/ e veja a tabela de compatibilidade do Lion.

E muito mais

Novas funções no QuickTime. Compartilhamento de Tela revisto e melhorado. Mission Control. Segundo a Apple, são mais de 250 mudanças no Mac OS X Lion. Com tudo isso, preço de banana e poucas incompatibilidades de software, não tem porque não recomendar a atualização. Vamos continuar destrinchando o novo sistema gradualmente, essas foram só nossas primeiras impressões. Aguarde.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.