Conheça alguns aplicativos de alarme para iPhone, Android e Windows Phone que permitem configurar múltiplos horários e até desafios matemáticos para acordar os mais preguiçosos

Há muitos anos contamos com o bom e velho despertador na hora de acordar. Porém, as versões analógicas e digitais mais simples destes dispositivos podem fazer com que a pessoa se atrasem. Os recursos desses aparelhos são limitados: é possível configurar apenas um horário de programação do toque de despertar e é muito fácil desligar o alarme ou abusar do botão "soneca". Assim, os mais preguiçosos perdem a batalha contra a difícil tarefa de levantar da cama.

G-Alarm propõe desafios matemáticos para forçar usuário a acordar
Reprodução
G-Alarm propõe desafios matemáticos para forçar usuário a acordar
Para resolver isto, diversos desenvolvedores criaram alarmes para smartphones que permitem programar diferentes horários de toque durante a semana ou até no mesmo dia.

Alguns desses novos aplicativos também solicitam senhas ou respostas à charadas matemáticas antes de acionar o botão "soneca". Com o esforço mental matutino, a pessoa acaba forçada a acordar. Confira abaixo alguns aplicativos de alarme selecionados pelo iG que funcionam nos sistemas operacionais para dispositivos móveis mais populares:

G-Alarm (Windows Phone e Android)

O G-Alarm é um aplicativo que foi desenvolvido para substituir o deficiente alarme do antigo Windows Mobile. Sua versão paga atual é compatível com o Windows Phone, mas também com Android. É possível instalar uma versão de testes do aplicativo, que dura 10 dias.  

A interface é bem simples e seu visual pode ser modificado com os diferentes temas oferecidos. A variedade de funcionalidades impressiona: o G-alarm suporta múltiplos alarmes com toques variados, inclusive com a criação de lista de músicas.

Outro recurso permite agendar aplicativos selecionados, optar pelo aumento progressivo do volume do toque e escolher por quanto tempo o alarme deve tocar.

A função "soneca" pode ser ativada pelo tradicional botão "Snooze" ou ao chacoalhar os smartphones que possuem acelerômetro. Desativar o alarme pode ser uma tarefa difícil, pois é possível configurá-lo para solicitar senhas ou a solução de uma sentença matemática.

Alarm Clock Xtreme (Android)

Com certeza o Alarm Clock Xtreme é o mais completo dos aplicativos para Android com esta finalidade. O programa tem um recurso exclusivo que faz com que o alarme fique mudo caso o GPS detecte que o usuário está viajando. Entre os outros recursos estão alarmes múltiplos, suavização do volume do toque, quiz matemático para desativar o alarme e timer.

Alarme para iPhone decide a melhor hora para acordar, com base em movimentos do usuário na cama
Reprodução
Alarme para iPhone decide a melhor hora para acordar, com base em movimentos do usuário na cama
A interface é muito semelhante a do alarme original do Android, o que facilita o aprendizado.  Uma das falhas, porém, é a falta de outros temas. O desenvolvedor oferece uma versão gratuita com propaganda, mas os anúncios atrapalham o acesso a alguns botões. Fique tranquilo quanto ao botão "soneca" que é bem grande e de fácil uso - mesmo com olhos fechados.

Sleep Cycle (iOS)

No Japão e Alemanha, o Sleep Cycle é um dos aplicativos pagos mais vendidos para o iPhone.  Além das funções básicas (alarmes múltiplos, toques variados e outras), ele funciona como um analisador de sono. Basta colocar o iPhone embaixo do travesseiro após iniciar o aplicativo, para que ele calcule a hora ideal para acordar.

A análise é realizada através do acelerômetro, que rastreia os movimentos feitos pelo usuário na cama durante as diferentes fases do sono. Se o alarme for marcado para tocar às 8:00, por exemplo, mas o aplicativo identificar que às 7:25 o sono do usuário é leve, o aplicativo automaticamente antecipa o toque. Isso evita que a pessoa entre novamente em sono profundo e tenha maior dificuldade para acordar.

    Leia tudo sobre: aplicativo
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.