Publicidade
Publicidade - Super banner
Dicas
enhanced by Google
 

Veja como enviar vídeos e fotos do smartphone para a TV

Veja como conectar um smartphone ou tablet a uma televisão

Mauricio Coelho , para o iG Tecnologia |

Nos Estados Unidos, já é possível usar o smartphone como controle remoto de TVs em muitos hotéis. Esse fato é apenas mais um que reforça a tendência de conexão entre esses dois aparelhos. E com o avanço dos processadores de dispositivos móveis, esta integração poderá até substituir os computadores caseiros.

Leia também:
Conectar aparelhos é nova fronteira, diz CEO da Samsung

Atualmente, a conexão entre smartphones e TVs é usada principalmente para exibir fotos e vídeos de um tablet numa tela maior. Também é possível usar o smartphone como controle remoto de TVs. Veja como fazer isso a seguir.

Como mostrar na TV fotos e vídeos e guardados no smartphone?

Existem basicamente duas formas de conectar um smartphone a uma TV

Por cabo

A principal forma de conectar o smartphone a uma TV é por meio de um cabo HDMI. Todas as TVs vendidas atualmente têm entrada HDMI. Já os smartphones possuem normalmente uma saída microHDMI e um cabo correspondente. Alguns celulares usam um adaptador microUSB para HDMI para fazer a conexão. A Apple tem adaptadores específicos para seus produtos, como o Apple Digital AV Adapter.

Alguns fabricantes oferecem bases (por exemplo, Sony SmartDock) para seus smartphones. Quando conectados a essas bases, o usuário pode até comandar seu smartphone pelo controle remoto da TV. Mas é preciso que a televisão seja da mesma marca e tenha a tecnologia HDMI-CEC (Consumer Electronics Control).

Um novo padrão para enviar vídeo para TVs a partir de celulares é o MHL (Mobile High-Definition Link). Sua grande diferença está na capacidade de poder transmitir vídeos Full HD (1080p) do celular. O celular Galaxy S III, recente lançamento da Samsung, é um dos aparelhos que usa essa tecnologia.

Sem fio

Algumas das TVs mais modernas atualmente no mercado possuem acesso nativo a redes sem fio do tipo Wi-Fi. Nesses casos, basta conectar o smartphone à rede sem fio para integrá-lo à TV.

Para quem não tem uma TV com Wi-Fi, uma opção é usar adaptadores (mais conhecidos como set-top boxes), como Apple TV e Boxee. Eles se conectam por meio de cabo HDMI com as TVs. E a conexão com o dispositivo móvel é feita por meio da rede sem fio doméstica.

Alguns celulares usam o Bluetooth para se conectar a TVs. Porém, devido à baixa velocidade deste tipo de conexão, as imagens com melhor qualidade podem ser exibidas com atrasos.

Outro padrão para conectar TVs e smartphones sem o uso de cabos é o DLNA. Esta tecnologia permite a exibição em alta resolução e a conexão sem fio entre diferentes tipos de aparelhos. Existem até câmeras digitais com este recurso. Muitos smartphones com Android, recém-lançados, vem com DNLA (por exemplo, LG Optimus 2X e Motorola RAZR).

Como usar o smartphone como controle remoto?

Desde o surgimento do smartphone, havia a ideia de usar o aparelho como controle remoto. Um dos primeiros a tentar o feito foram os aplicativos para o Windows Mobile. Mas limitações técnicas e configurações iniciais complicadas impediram sua popularização.

Já com o iPhone estes problemas fora corrigidos e hoje é possível encontrar várias opções ao buscar por "universal remote" no iTunes. No entanto, grande parte destes aplicativos precisam de um adaptador conectado ao iPhone para funcionar com TVs convencionais. Existem combos (aplicativo + adaptador) similares para Windows Phone 7, Android e BlackBerry. Seus preços ficam na faixa de US$ 10 (My TV Remote) a US$ 100 (PeelTV).

Além disso, alguns fabricantes oferecem aplicativos que permitem controlar alguns modelos de TV mais modernos e com suporte a Wi-Fi. Os aplicativos oficiais dos fabricantes de TV são: Samsung Remote, Sony Media Remote, LG TV Remote, Philips MyRemote e Panasonic Viera Remote.

Leia tudo sobre: smartphones

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG