Programas como WhatsApp e Viber usam redes 3G para enviar áudio e texto

Quem troca um celular convencional por um smartphone vê logo de cara os benefícios. Navegação na web mais rápida e intuitiva, aplicativos para diversas funcionalidades e câmera com boa qualidade de imagens são apenas algumas das vantagens.

Leia também:
Aplicativos que transformam celulares em walkie-talkie

Mas os novos recursos não são o único benefício de um smartphone. Esses aparelhos também permitem driblar os limites de SMS e minutos de ligações das operadoras, por meio de aplicativos específicos para essas funções. A única diferença é que, diferentemente do SMS, os aplicativos não podem enviar mensagens para qualquer número. Eles permitem enviar e receber mensagens apenas se os contatos também tiverem o aplicativo instalado.

Os aplicativos de mensagem enviam gratuitamente mensagens de texto entre smartphones por meio de conexões 3G ou Wi-Fi. O único custo é o do tráfego de dados caso se use a conexão 3G, mas o consumo de dados por mensagem é baixíssimo. 

Veja a seguir uma lista com cinco aplicativos dessa categoria. Para baixar os aplicativos em seu smartphone, basta procurar pelo nome deles na loja de aplicativos do aparelho.

WhatsApp Messenger

O WhatsApp Messenger é sem dúvida o mais popular aplicativo de sua categoria. Ele funciona em quase todas as plataformas (Android, iOS, Windows Phone, Symbian e Blackberry). Além de mensagens simples de texto, o Whatsapp pode enviar e receber áudio, vídeos e fotos.

Os contatos podem ser organizados em grupos, o que facilita o envio de mensagens coletivas ou uma sessão de bate-papo simultâneo com diversos amigos. O WhatsApp Messenger já vem com diversas versões de status do usuário pré-definidos, mas permite criar um novas mensagens.

Nos menu de configurações é possível escolher qual rede deve ser acessada primeiro e se o aplicativo deve ser ativado quando o usuário está em roaming (3G). A interface é bem simples e com botões bem dispostos. No iPhone, o aplicativo custa US$ 1. No Android, ele é de graça pelo primeiro ano de uso e, após isso, há uma taxa anual de US$ 1.

ChatON

A Samsung é a responsável pelo desenvolvimento do ChatON. Devido aos seus recursos e o renomado fabricante por trás, este aplicativo é um sério competidor do WhatsApp. As plataformas compatíveis são Android, iOS, Bada, Blackberry e Windows Phone.

Os recursos de conversas e mensagens em grupo estão presentes, assim como o envio e recebimento de conteúdo multimídia em diferentes formatos. O ChatON também pode enviar instantaneamente imagens capturadas pela câmera do seu smartphone.

Todo conteúdo multimídia de uma conversa pode ser visto por meio do recurso "Trunk". Ele também permite redirecionar mensagens para outro contato ou descarregar para o cartão de memória o conteúdo compartilhado em uma conversa. Existem ainda recursos de mensagens com animações, edição simples de fotos e compartilhamento de localização.

Viber

A pirmeira grande vantagem do Viber é ser totalmente gratuito e por tempo indeterminado. Além disto, a qualidade de ligação por voz com outro usuário que tenha instalado o aplicativo é excelente. O envio de mensagens de texto e com fotos é feita de forma muito simples. O recurso de conversas em grupo também está presente neste aplicativo.

Viber envia mensagens de texto e também faz ligações
Divulgação
Viber envia mensagens de texto e também faz ligações

O Viber está disponível para Android, iOS, Blackberry, Symbian, Bada e Windows Phone.

Em qualquer das plataformas o uso de memória do aplicativo é baixíssimo, o que garante um consumo baixo de bateria.

Nenhum tipo de registro é necessário para usar o Viber.

O desenvolvedor garante em seu site que não adicionará anúncios ao aplicativo.

Facebook Messenger for Mobile

A versão do Facebook para dispositivos móveis não é nenhuma novidade. Mas nem todo mundo sabe que a rede social tem também um aplicativo apenas para comunicação entre seus usuários, o Facebook Messenger.

O Facebook Messenger for Mobile tem versões para Android, iOS e Blackberry. Recentemente, sua última atualização incorporou localização geográfica de onde as mensagens são enviadas e recibo de confirmação de leitura do destinatário.

O único inconveniente é que o Facebook Messenger for Mobile só pode ser usado com quem também tiver uma conta na rede social. Mas, com mais de 1 bilhão de usuários ativos na rede social, esse não deve ser um problema.

iMessage

Aplicativo de mensagens gratuitas da Apple, disponível para iOS e também para computadores da empresa. Por meio do iMessage é possível enviar texto, vídeo e fotos para iPhones, iPads e computadores da Apple. A limitação é que ele só funciona entre os aparelhos da empresa. O iMessage já vem incluído nos produtos da Apple e não precisa ser baixado separadamente.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.