Sistema do Google é usado em smartphones e tablets

Uma característica do Android que causa confusão em alguns usuários é a variedade de versões. Apesar de o Google lançar atualizações com frequência, nem todas elas estão disponíveis imediatamente para os usuários. Dependendo do modelo de dispositivo móvel e operadora de celular, pode levar meses até que os fabricantes adaptem a nova versão do Android para seus produtos.

Nexus 7: tablet da linha Nexus recebe atualizações diretamente do Google
Stella Dauer
Nexus 7: tablet da linha Nexus recebe atualizações diretamente do Google

A única linha de produtos que recebe atualizações diretamente do Google é a Nexus. Os aparelhos Nexus rodam versões puras do Android, ou seja, não sofrem modificações dos fabricantes de dispositivos móveis.

As atualizações são recebidas assim que lançadas e vêm diretamente do Google. Assim, o aparelho tem sempre a última versão disponível do Android para ser instalada.

As atualizações tem um papel importante na correção de defeitos e na melhora do aproveitamento dos recursos do aparelho. Existem duas formas de atualizar o Android: por meio do próprio aparelho ou com o uso de aplicativos instalados num computador. A atualização pode ser feita por meio de conexão 3G, mas o ideal é usar uma rede Wi-Fi para não gastar dados da franquia fornecida pela operadora.

Existem versões personalizadas de Android que podem ser instaladas sobre as versões vindas de fábrica. Porém, este procedimento só é indicado para usuários avançados. Além de perder a garantia do produto, o usuário corre o risco de travar o aparelho por completo se não souber exatamente o que está sendo feito.

Antes de tentar realizar uma atualização, faça um backup de tudo que for importante. Afinal, se acontecer algum erro no procedimento e todos os seus dados forem apagados, basta restaurá-los mais tarde.

Para identificar e atualizar a versão de seu Android, siga as instruções abaixo:

Identificar a versão do Android

- Clique no ícone de Configurações do Android;
- Procure por "Sobre o...";
- Identifique no campo "Versão do Android".

Android - Identificação de versão
Divulgação
Android - Identificação de versão


Atualizar por meio do dispositivo móvel

- Habilite uma conexão com a internet (3G ou Wi-fi);
- Selecione "Configurações";
- Procure por "Sobre o...";
- Selecione "Atualização de software";
- Aceite o procedimento e aguarde a instalação finalizar.

Atualizar através do computador

- Visite a seção de suporte do site do fabricante do seu aparelho. Cada marca fornece seu próprio aplicativo de conexão. Alguns exemplos destes aplicativos são: Samsung Kies, LG Mobile Support tools e Sony Companion;
- Baixe e instale o aplicativo;
- Conecte o aparelho ao micro através do cabo fornecido;
- Abra o aplicativo instalado;
- Como este passo é diferente em cada programa, procure nos menus ou ícones algo que faça referência a atualização da versão ou firmware do aparelho. Ao encontrar confirme o desejo de atualizar e aguarde o término do procedimento.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.