Conheça cinco programas que registram o tráfego de dados pela internet e alertam quando o limite de dados é ultrapassado

Com a melhoria dos recursos e da configuração dos smartphones, cada vez mais as pessoas usam esses aparelhos para acessar a internet. Mas muita gente se empolga e acaba estourando o limite mensal de dados da operadora, o que gera uma despesa extra no fim do mês. 

Siga o iG Tecnologia no Facebook

Felizmente, alguns aplicativos disponíveis no mercado ajudam a controlar a franquia de dados 3G. Assim, você pode usar a internet de uma forma mais consciente e evitar gastos extras com consumo de dados. A seguir, o iG traz uma lista com cinco programas para monitorar sua conexão 3G. Os programas também funcionam com outros tipos de conexão, como 4G e Edge. Confira. 

Onavo Extend (iPhone e iPad)

Onavo registra consumo de dados no iPhone
Reprodução
Onavo registra consumo de dados no iPhone

Os desenvolvedores do Onavo Extend dizem que seu aplicativo faz com que o uso do pacote de dados se estenda em até cinco vezes. Ainda que essa marca não seja obtida na prática, é certo que o aplicativo aplicativo permite controlar melhor o uso da internet no iPhone.

O Onavo tem um alarme que é ativado quando o limite do pacote de dados é ultrapassado ou quando algum aplicativo usa a internet sem sua permissão. Um relatório em tempo real do consumo de cada aplicativo também pode ser visto pelo usuário.

O Onavo Extend comprime imagens e textos para reduzir o tráfego de dados. Porém, não faz o mesmo com aplicativos VoIP ou transmissões de vídeo/áudio. A última versão traz um recurso de otimização da bateria do aparelho.

Baixe o Onavo Extend no iTunes .

3G Watchdog (Android)

3G Watchdog para Android
Reprodução
3G Watchdog para Android

Conforme o nome diz, o 3G Watchdog é um cão de guarda quando o assunto é monitorar o consumo de dados 3G. O aplicativo gera relatórios detalhados sobre o uso da internet no aparelho.

Para acompanhar o consumo total de dados, o usuário pode adicionar um widget do 3G Watchdog na tela principal do smartphone.

Se não quiser ter esta preocupação, pode definir um limite de dados a ser usado num determinado período.

Caso este número seja excedido, o próprio aplicativo desliga sua conexão de dados com a operadora de telefonia móvel.

Alguns usuários relatam que o aplicativo ignora o consumo de dados de anexos de e-mails, mas a maioria está satisfeita com o 3G Watchdog, como mostram os comentários do Google Play. Existe um versão paga que adiciona os seguintes recursos: ignorar o envio de dados (algumas operadoras internacionais cobram por isso) e relatório individual de uso de dados para cada aplicativo que acessa a internet.

Baixe o 3G Watchdog no Google Play .

Bundler (Windows Phone)

Bundler para Windows Phone
Reprodução
Bundler para Windows Phone

O Windows Phone ainda não possui uma grande variedade de aplicativos, mas seus usuários podem contar com o Bundler para controlar sua conexão 3G. Com este aplicativo é possível definir o limite mensal de consumo de dados por MB ou GB.

O Bundler registra diariamente suas atividades na internet. Com isso, caso o usuário tenha usado pouco a internet 3G numa semana anterior, será informado que é possível consumir mais dados naquele dia, sem correr o risco de ultrapassar seu limite no fim do mês.

O aplicativo não tem muitos recursos, mas cumpre a função de controle de dados de forma satisfatória. Espera-se que em breve novos aplicativos de registro de dados da internet sejam lançados para a plataforma da Microsoft.

Baixe o Bundler na loja do Windows Phone .

Network Traffic Control (Blackberry)

A interface do Network Traffic Control é extremamente simples, porém muito funcional. O aplicativo exibe o consumo mensal, semanal e a estimativa da conta do plano de dados naquele período. Os tráfegos de envio e recebimento são registrados individualmente.

O usuário pode ativar um alarme caso o tráfego exceda o plano de dados contratado. Quando este limite for ultrapassado, um ícone de aviso permanecerá na tela inicial até ser desligado. O Network Traffic Control tem a vantagem de usar poucos recursos de processamento do smartphone.

Baixe o Network Traffic Control na loja do BlackBerry .

Internet Tracker Lite (Symbian)

Como a maioria dos aplicativos deste tipo, o Internet Tracker Lite também exibe um aviso quando o tráfego de dados limite está perto de ser atingido. Um diferencial no seus relatórios de uso está no registro separado de dados consumidos em viagens (roaming).

Outro recurso interessante é a informação da velocidade real usada no momento em que um aplicativo acessa a internet. O aplicativo também exibe outras informações, como endereços IP, DNS e gateways. A versão gratuita registra apenas 25 MB de dados.

Baixe o Internet Tracker Lite na Ovi Store.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.