Assista a qualquer formato de vídeo em seu smartphone ou tablet com o sistema do Google

Muitas pessoas usam seus aparelhos com Android para assistir vídeos caseiros ou filmes. Mas o tocador de vídeo nativo do Android tem poucos recursos e trabalha com poucos formatos de vídeo. 

Leia também:
5 aplicativos para melhorar fotos no Android
5 aplicativos para conversar e mandar mensagens de graça

Felizmente, vários tocadores de vídeo podem ser baixados na Google Play, a loja de aplicativos do Android. Eles oferecem recursos adicionais e compatibilidade com diferentes formatos de vídeo. A seguir, o iG mostra quatro players de vídeo alternativos para Android.

Mx Player

Quem possui vídeos em diversos formatos no celular vai gostar desse tocador. O Mx Player é capaz de reproduzir nativamente a maioria dos formatos e codecs de vídeo. E o aplicativo tem ainda extensões (plug-ins) para tocar vídeos em formatos que não sejam suportados por padrão.

Na hora de assistir a vídeos em HD, o suporte aos aparelhos Android com diversos núcleos de processador ajuda na exibição. A aceleração por hardware também está presente, caso sua placa gráfica seja compatível.

A interface é agradável e o usuário pode escolher entre diferentes temas. O movimento de pinça para dar zoom num vídeo está presente. Outro recurso interessante é o de proteção contra ligações telefônicas ou abertura de aplicativos acidentais por crianças que estejam assistindo algo (Kids-lock).

Baixe o Mx Player .

VLC Player

Um dos players de vídeo com código aberto mais famosos para desktops, o VLC também tem versão para Android. O sucesso do VLC Player vem de sua capacidade de reproduzir quase todos os formatos de vídeo sem a necessidade de instalação de complementos (codecs).

A interface é simples, porém o usuário leigo pode se perder em suas inúmeras opções de configuração avançada. O uso de memória do dispositivo móvel é bem baixo, o que garante a reprodução de vídeos de forma suave e contínua. Apesar de ainda ser uma versão de testes (Beta), O VLC Player demonstra uma estabilidade digna de um produto final.

Baixe o VLC Player .

Mobo Video Player

O Mobo Video Player se destaca pelo bom suporte a legendas e recursos de áudio. Caso existam legendas embutidas em vídeos no formato MKV, o Mobo Video Player permite que elas sejam exibidas. Arquivos de vídeo com mais de duas faixas de aúdio (ex.: inglês e português) também são suportados. O usuário pode escolher qual áudio será tocado.

Este player pode ocultar vídeos previamente selecionados, para que só você saiba que eles existam no dispositivo Android. A sua maior deficiência é não possuir aceleração por hardware. Isto significa que para reproduzir vídeos em alta qualidade (HD), será necessário um smartphone ou tablet com alta capacidade de processamento.

Baixe o Mobo Video Player .

Dice Player

O Dice é um dos tocadores mais populares para Android. Ele suporta os formatos de vídeo mais comuns e também trabalha com arquivos de legendas. O player permite acelerar o vídeo para que ele termine antes do esperado, o que pode ser útil caso o usuário tenha um tempo limitado para ver algum vídeo.

Outra opção útil é o aumento do volume. Com esse recurso é possível aumentar o volume além do limite do volume nativo do smartphone ou tablet. 

Baixe o Dice Player .

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.