Veja dicas para ter um maior controle financeiro sobre suas receitas e despesas a partir do seu dispositivo móvel

Muitas vezes, a correria do dia a dia complica o controle de nossas finanças pessoais. Esta falta de atenção pode fazer com que nosso orçamento do mês estoure. Ao organizar os gastos, podemos nos surpreender com a quantia economizada. Para ajudar nesta tarefa, veja alguns aplicativos para iPhone, Android e Windows Phone:

Spending Tracker (iOS)

Para quem quer algo simples e funcional, o Spending Tracker é uma ótima opção. Para começar a usá-lo, basta inserir os gastos efetuados e os tipos de transações. Feito isto, o aplicativo pode até gerar um orçamento mensal simples da sua movimentação financeira pessoal.

As finanças podem ser listadas por dia, semana, mês ou até mesmo por categorias. A interface exibe tudo de forma colorida e com gráficos de fácil interpretação. Existe uma versão paga que adiciona o recurso de repetição de transações agendadas e exportação de dados para análises em planilhas de cálculo. O Spending Tracker pode ser baixado na App Store .

LEIA TAMBÉM:
Como ganhar dinheiro com aplicativos para iPhone e Android
Aplicativos que usam dados públicos para facilitar vida do cidadão

MoneyWise (Android)

Apesar de sua interface em inglês, o Moneywise suporta diferentes moedas estrangeiras, inclusive o Real. O aplicativo organiza de forma admirável o fluxo de caixa do usuário. Além disto, permite que sejam definidas metas pessoais de economia.

O aplicativo gera relatórios e gráficos de forma personalizada por tempo, categorias de gastos ou tipo de conta. O recurso de marcação é ótimo para filtrar e analisar resultados, como gastos particulares, trabalho, cartão de crédito, entre outros.

O usuário pode exportar os dados no formato HTML para serem vistos em navegadores ou CSV para serem abertos no Excel ou qualquer outra planilha de cálculos. O MoneyWise pode ser baixado por meio do Google Play .

Budget Buddy (Windows Phone)

Com certeza, o Budget Buddy é um dos mais completos organizadores de gastos e orçamentos para o Windows Phone. O seu maior diferencial está na possibilidade de fotografar comprovantes de compras. Assim, o usuário pode efetuar os lançamentos no aplicativo em um momento mais oportuno, em vez de fazê-lo no momento de pagar a conta.

Estão presentes no Budget Buddy diversas ferramentas de análise, que permitem a visualização de gráficos e tabelas. Um recurso interessante é o que mostra as informações financeiras em um "Live Tile", bloco dinâmico na página inicial do Windows Phone. Este ícone informa quanto o usuário já gastou e quanto ainda tem disponível no mês corrente.

A interface é muito amigável e de fácil leitura. Os dados podem ser exportados para o serviço de backup em nuvem Skydrive. O Budget Buddy pode ser baixado por meio do Windows Marketplace .

Minhas Economias (Android e iOS)

Para quem busca algo totalmente em português, o Minhas Economias talvez seja a solução para o controle de suas finanças pessoais. Contudo, para usá-lo é preciso fazer um cadastro no serviço e todos os recursos só estão disponíveis quando o aparelho está conectado à internet, já que ele é baseado em nuvem.

O Minhas Economias não deve nada à seus concorrentes estrangeiros. As receitas e despesas podem ser separadas por categorias e até mesmo sub-categorias. Na categoria "Casa", por exemplo, podem ser criadas as categorias "Luz", "Condomínio" e "Despesas extraordinárias". Com isso, é possível também gerenciar de um só lugar seus diversos cartões de crédito, contas bancárias e investimentos.

O aplicativo exibe gráficos e extratos por período ou categoria, para que seus gastos sejam analisados da melhor forma possível. Gastos já cadastrados podem ser alterados a qualquer momento. O serviço online oferece ainda o recurso de lembretes de contas a serem pagas. O Minhas Economias pode ser baixado por meio da App Store ou do Google Play .

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.