Conheça o plug-in Photomatix e deixe suas fotos HDR com um visual sofisticado

O Photoshop faz um bom trabalho para tratar imagens HDR, mas podemos usar um plug-in para ganhar tempo (informações detalhadas sobre o método HDR podem ser encontradas neste link ). Ele é parte do software Photomatix Pro e pode ser baixado separadamente e instalado na pasta de plug-ins do Photoshop. O Photomatix Pro custa US$ 99, mas uma versão de testes permite experimentar o filtro de graça. Ela pode ser baixada neste link .

Resultado do tutorial: foto com ar de pintura
Shc.hu
Resultado do tutorial: foto com ar de pintura

Para esse processo você pode usar sua própria foto HDR, uma foto de algum banco de imagens (assim como faremos nesse tutorial), ou uma fotografia em modo de cor de 16-bits.

O plug-in apresenta duas opções de mapeamento tonal: Realce de detalhes ( Details Enhancer ), o qual usaremos. O resultado final apresenta alguns halos e um pouco de ruído, mas o detalhamento é maior e fica com um certo ar de pintura. Já o outro Compressor tonal ( Tone Compressor ) faz exatamente o contrário. Você não tem os halos nem o ruído resultando numa imagem mais limpa, mas o contraste e os detalhes não são tão realçados.

Essência
Nível: Intermediário
Tempo: 1,5 hora
Versão: CS5
Recursos: Plug-in Photomatix Tone Mapping
Imagens: www.sxc.hu

Novas habilidades:
Efeito HDR

1. 16 Bits por canal

Abra a imagem (a imagem usada neste tutorial está disponível neste link ) e vá a menu Image > Mode e clique na opção 16 Bits/Channel. Então duplique a camada Background (Cmd/Ctrl+J) para poder comparar o resultado final com a imagem original.

Passo 1
Reprodução
Passo 1

2. Tone Mapping

Agora usaremos o plug-in Photomatix. Você deve baixá-lo e instalá-lo de acordo com seu sistema operacional e então iniciar ou reiniciar o Photoshop. Depois disso, acesse plug-in Tone Mapping a partir do menu Filter > Photomatix

3. O plug-in

Quando você abre a janela do plug-in, os últimos ajustes realizados são automaticamente aplicados à imagem. Se nunca foi usado, o plug-in usa ajustes padrão. De qualquer maneira é bom começar pelos ajustes padrão. Basta clicar no botão Default na parte inferior da janela.

Passo 3: a interface do Photomatix
Reprodução
Passo 3: a interface do Photomatix

4. Imagem forte

Nosso objetivo é aumentar a abrangência tonal e o brilho dessa imagem. Para isso, deslize o slider Strength para 100. Esse ajuste controla o contraste global da imagem. Ajuste o deslizante Color Saturation para 60.

5. Sombras e detalhes

Com o ajuste Luminosity podemos realçar as sombras. Cuidado com a “mão-pesada” nesse slider, +20.0 funciona bem. Ajuste também o slider Microcontrast . Você pode elevá-lo ao máximo, mas isso pode causar algum ruído.

6. Suavizando

Existem dois modos de suavização: o primeiro é o slider Smoothing que aparece por padrão. Se você clicar na checkbox Light Mode aparecerão cinco opções de níveis para escolher. Experimente-os e veja com a imagem é afetada. Usei o nível médio para evitar os halos.

Passo 6: ajustes do Photomatix
Rogério Gomes
Passo 6: ajustes do Photomatix

 Siga para a parte 2 do tutorial .

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.