Nesta etapa exploramos mais a fundo os recursos do Photomatix

Já exploramos aos primeiros ajustes do plug-in Photomatix Tone Mapping para conseguir o efeito HDR (High Dynamic Range) em suas fotos. Vamos explorar nessa parte os ajustes finais e você verá como é simples e rápido conseguir esse efeito.

Essência
Nível: Intermediário
Tempo: 1,5 hora
Versão: CS5
Recursos: Plug-in Photomatix Tone Mapping, camadas de ajustes
Imagens: www.sxc.hu

Novas habilidades:
Efeito HDR
Ajuste Color Balance

1. Níveis

A abrangência tonal de toda a imagem pode ser ajustada na seção Tone Settings . Esses sliders funcionam de forma similar ao ajuste Levels do Photoshop. Usaremos 0.559 no ajuste White Point, 0.062 em Black Point e 0.95 em Gamma. Assim aumentamos o contraste da imagem.

2. Cores

A próxima secção de ajustes temos Color Settings . Aqui você pode controlar muito bem a saturação das sombras e da luz, bom como mover a temperatura da imagem entre tons de azul e vermelho. Deslizamos o slider Temperature para baixo uma vez que os tons frios complementam a imagem. Um pouco de saturação nas áreas de luz e sombra também cai bem.

Passo 2: ajustes de cor
Reprodução
Passo 2: ajustes de cor

3. Reduzindo halos e ruídos

Essa brincadeira toda pode acabar causando halos e ruídos como dito anteriormente. Para suavizar isso temos a secção Miscellaneous Settings . O Ajuste Highlights Smoothness reduz o halos e o Micro-smoothing , o ruído geral.

4. Salvando os ajustes

Como você pode perder algum tempo até ajustar tudo a seu gosto, assim que conseguir um efeito do qual goste você pode salvá-lo. No menu de cortina Presets você escolhe a opção Save Settings e guarda seus ajustes onde quiser.

Passo 4: salvando os ajustes
Reprodução
Passo 4: salvando os ajustes

Passo 5
Reprodução
Passo 5
5. Toque final

Como todo plug-in é provável que você tenha de fazer alguns ajustes no Ps antes de terminar. Aqui, um ajuste rápido no Color Balance para reduzir a aberração cromática e pronto.

Siga para a parte final do tutorial .

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.