Neste tutorial manipularemos imagens para criar construções surrealistas

A ideia nesse tutorial é manipular imagens de arquitetura e criar construções surrealistas. No processo trabalharemos com um recuso muito prático: o filtro Vanishing Point. Que, em bom português, refere-se ao ponto de fuga usado para criar perspectiva e a ilusão de tridimensionalidade e profundidade.

antes e depois de realizar o tutorial
Reprodução
antes e depois de realizar o tutorial

Procure analisar e estudar bem sua imagem e procure conceber as mudanças antes de começar a trabalhar, assim você não perde tempo improvisando e já vai direto ao que interessa.
Outra questão importante são os detalhes. Como esse trabalho exige muita edição, é de extrema importância estar atento a eles.

Para baixar o arquivo usado neste tutorial, clique aqui .

Essência
Nível: Avançado
Tempo: 3 horas
Versão: CS5
Recursos: Filtro Vanishing Point, Crop tool, Tranform tool, Eraser tool, máscaras
Imagens: www.sxc.hu

Novas habilidades:
Trabalhar com perspectiva
Criação de guias em perspectiva
Fotomanipulação

Passo 2
Reprodução
Passo 2
1. Aumentar

Abra seu arquivo e aumente a tela de pintura. Para isso, destrave a camada Background (clique duas vezes sobre sua thumbnail), então selecione a ferramenta Crop (C) e envolva toda a imagem puxando a parte superior para fora da tela de pintura. Tecle Enter para aplicar o Crop e mudar o tamanho da imagem. Em seguida duplique a camada (Cmd+Ctrl+J) e aplique a ela uma máscara.

2. Ponto de fuga

Crie uma nova camada acima de todas, então vá a menu Filter > Vanishing Point e crie duas grades de perspetiva. Depois vá a menu Render Grids to Photoshop . Dessa forma você cria guias que serão fundamentais no processo.

Passo 3
Reprodução
Passo 3
3. Um novo andar

Volte para a camada que contém a construção, selecione a frente do prédio, duplique-a duas vezes e posicione uma das cópias no topo das guias de perspectiva. Vá ao menu Edit > Transform > Perspective e alinhe as janelas com o grid.

4. Lateral

Com a segunda cópia selecionada vá a menu Edit > Transform > Flip Horizontal , então repita o processo anterior ajustando essa parte à lateral do prédio. Note que o prédio possui linhas pretas, use-as como referência enquanto alinha as partes à grade.

5. Juntando as pontas

Se você aumentar o zoom notará que os cantos do andar superior não se encontram. Para juntar essas partes de maneira suave, diminua a opacidade da parte que estiver por cima para cerca de 50% (apenas para melhor visualização) e refaça o ajuste da perspectiva até que as pontas estejam unidas.

Passo 6
Reprodução
Passo 6
6. Suavize

Para que a emenda não apareça, selecione a Eraser tool e, usando um pincel macio, remova as partes excedentes da mesma camada. Se preferir, use uma máscara para facilitar as coisas. Mude a opacidade para 100% para melhor visualização. Se optar pela máscara, tecle ‘\’ para visualiza-la.

Para conectar os andares podemos criar colunas com as janelas. Faça então uma nova seleção na camada original do prédio e copie as quatro últimas janelas da parte da frente.

Vá para a parte 2 do tutorial

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.