Nesta etapa integramos os elementos da imagem

Depois de todo o processo de edição e modificação é necessário juntar tudo numa coisa só. Para começar, vamos integrar as coisas criando efeitos de luz e sombra. Siga os passos, mas seja cuidadoso, nosso objetivo é tornar a montagem a mais realista possível.

Essência
Nível:
Avançado
Tempo: 1,5 hora
Versão: CS5
Recursos: Brush tool, Blend modes, Eraser tool
Imagens: www.sxc.hu

Novas habilidades:
Trabalhar com perspectiva
Fotomanipulação
Blend Soft Light
Efeitos de luz
Efeitos de sombra

Passo 1
Reprodução
Passo 1
1. Organizando as coisas

Para começar organize suas camadas em pastas e nomeie-as de acordo com as partes em seu interior. Suas camadas devem ficar mais ou menos como na imagem.

2. Luz

Adicione uma nova camada abaixo árvore e mude seu blend para Soft Light. Em seguida pinte de branco as áreas nas quais deseja que tenham mais luz. Use um pincel com não mais de 20% de opacidade. Se necessário, regule a intensidade da luz ajustando a opacidade da camada.

3. Sombra

Use a mesma técnica para as sombras, mas pinte de preto ao invés de branco e, claro, pinte as áreas que deseja sombrear. Caso pinte alguma área por acidente, corrija usando a Eraser tool. Tenha em mente a posição da fonte de luz e trabalhe o prédio como um todo.

4. Mascarando

Para garantir que a luz e a sombra fiquem somente no edifício, use a Poligonal Lasso tool (ou outro método de sua preferência) para selecionar o prédio. Se optar pela Poligonal Lasso, use 1 pixel no item Feather da barra de opções da ferramenta e então crie uma máscara em uma das camadas.

Passo 4
Reprodução
Passo 4
5. Duplicando

Uma vez feita a máscara numa das camadas você pode copiá-la para a outra. Para isso, tecle Cmd/Ctrl+Clique na máscara e arraste-a para a camada de destino, só então solte o botão do mouse. As camadas ficam como na imagem.

6. Arremate

Para adicionar um pouco de tridimensionalidade ao arremate, numa nova camada também com o blend Soft Light desenhe uma linha branca reta (clique no início da linha, pressione a tecla Shift e clique no final da reta) com um pincel pequeno.

7. Não tão claro

Como queremos um detalhe sutil, adicione á essa camada uma máscara e, pintando a máscara, reduza a intensidade do brilho em algumas áreas. Reduza a opacidade da camada para maior controle.

Vá para a parte final do tutorial ou volte para a parte 6 .

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.