Nesta etapa finalizamos a imagem

Nos próximos e últimos passos vamos continuar trabalhando para deixar a montagem o mais realista possível. Dessa vez recorreremos a algumas ferramentas de ajuste e modos de mistura pouco convencionais. Siga os passos.

Essência
Nível: Avançado
Tempo: 2 horas
Versão: CS5
Recursos: Brush tool, Blend modes, camadas de ajuste, camadas de preenchimento, filtro Add Noise, filtro Gaussian Blur, filtro High Pass
Imagens: www.sxc.hu

Novas habilidades:
Trabalhar com perspectiva
Fotomanipulação
Blend Color
Blend Linear Light
Blend Overlay
Camada de ajuste Gradient Map

Passo 1
Reprodução
Passo 1
1. Cores uniformes

Para que todas partes ficam com a mesma tonalidade de cor, crie uma camada de ajuste Gradient Map . Use um degradê comum de preto para branco e mude o blend mode da camada para Color. Diminua a opacidade até encontrar a medida ideal (usei 60%).

2. Realçando os pretos

Duplique a camada recém-criada e mude seu blend para Linear Light. Ajuste a opacidade para dosar o efeito (usei 20%, mas fique à vontade, tendo cuidado para não exagerar).

3. Mascarando

Você vai perceber que a imagem ficará muito cinza, para corrigir isso crie uma máscara na camada com o blend Color e devolva as cores para as árvores e o vidro no andar térreo. Quando estiver contente com a máscara copie-a para a camada com Linear Light usando o método já mencionado.

Passo 3
Reprodução
Passo 3
4. Degradê

Crie agora uma camada de preenchimento degradê (clique no quarto botão na base da paleta camadas e escolha a segunda opção da lista). Use um degradê de preto para branco (branco deve ser transparente), posicione o preto em cima e mude o blend da camada para Overlay e reduza a opacidade para cerca de 50%.

5. Ruído

Tecle Shift e clique no botão Create a New Layer na paleta de camadas. Na janela escolha a opção Overlay no menu Mode e ative a checkbox abaixo dela para preenchimento com cinza neutro. Vá a menu Filter>Noise>Add Noise . Use Amount 4% e selecione Gaussian e Monocromatic .

Resultado do tutorial
Reprodução
Resultado do tutorial
6. Granulando

Vá a menu Filter>Blur>Gaussian Blur use 0,5 pixels de Radius e clique Ok. Assim transformamos o ruído em grão, o que confere a imagem o aspecto de maior nitidez além de integrar as emendas.

7. Nitidez

Por último, certifique-se de ter a primeira camada (a que está acima de todas na pilha) selecionada e tecle Cmd/Ctrl+Opt/Alt+Shift+E para mesclar o processo feito numa nova camada. Vá a menu Filter > Other > High Pass , use Radius de 10 pixels e clique Ok. Mude o blend da camada para Overlay , reduza a opacidade para controlar a intensidade do efeito e tecle Cmd/Ctrl+U para remover resquícios de cor.

Ao seguir todos os passos, o resultado do tutorial deve ser este:

Volte para a parte 7 do tutorial

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.