Efeito é um dos mais usados em ilustrações

O fato de ser amorfa confere à fumaça extrema maleabilidade e é, sem dúvida, um elemento curinga na criação de efeitos visuais. Você certamente já criou ou, pelo menos, quis criar alguma coisa com fumaça e deve ter percebido que isso não é tão simples.

Resultado final do tutorial
Divulgação
Resultado final do tutorial

Encontrar imagens de fumaça que se enquadrem na ideia sem manipulação é praticamente impossível. Depois de resolver esta etapa, vem a parte mais difícil: lidar com a transparência.

VEJA MAIS TUTORIAIS DE PHOTOSHOP:
Como criar efeito de maquiagem feminina
Como editar figuras d´água
Como criar efeitos de luz

Nesse tutorial você terá algumas dicas de como criar sua própria fumaça e o melhor, de maneira controlada. Como nada cai assim do céu de mão beijada, você terá de usar seus dons artísticos e desenhar um pouco. Uma tablet gráfica vai ajudar muito no processo, mas os mesmos resultados podem ser conseguidos com o bom e velho mouse.

Neste tutorial, usaremos a imagem de um tubo de ensaio. Ela pode ser obtida neste link . Também usaremos uma imagem de caveira, que pode ser desenhada ou obtida na internet.

Essência
Nível: Avançado
Tempo: 2 horas
Versão: CS5
Recursos: Brush tool, filtro Motion Blur, filtro Gaussian Blur, blend modes
Imagens: www.sxc.hu

Novas habilidades:
Efeito de fumaça
Filtro Clouds

Dica: Você pode conseguir facilmente textura de céu no Photoshop. Basta usar o filtro Clouds (menu Filter > Render > Clouds). As cores usadas serão suas cores de fundo e de primeiro plano selecionadas no momento em que aplicar o filtro.

1. O fundo

Crie um novo arquivo de fundo preto e, usando um pincel grande e macio, pinte um circulo verde no centro de uma nova camada.

2. Desenhando

Crie uma nova camada acima de todas e nomeie-a de ‘Fumaça’ e desenhe nela, com um pincel pequeno e macio, formatos de fumaça. Varie a opacidade e o tamanho do pincel para mais dinamismo.

Passo 3
Reprodução
Passo 3
3. Borrando

Aplique o filtro Motion Blur (menu Filter > Blur > Motion Blur) e em seguida o Gaussian Blur (menu Filter > Blur > Gaussian Blur) e mude o blend para Hard Light e, se necessário, reduza a opacidade.

4. Iluminando

Crie uma nova camada abaixo da sua fumaça com o blend Screen e reforce algumas partes da fumaça com cores mais claras para iluminá-las. Novamente use um pincel macio e opacidade de 10%. Controle a luminosidade ajustando a opacidade da camada.

5. Muito mais

Continue usando essa técnica para adicionar mais fumaça. Use diferentes cores e formas e desenhe em camadas diferentes para aplicar o Blur , assim o fundo começa a ganhar profundidade. Experimente diferentes blends até encontrar o efeito que procura.

Resultado da primeira parte do tutorial
Reprodução
Resultado da primeira parte do tutorial
Veja como deve estar nossa imagem até agora

Vá para a parte 2 do tutorial

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.