Nesta etapa, desenhamos a criatura de fumaça

Com a cena preparada, podemos começar a desenhar nossa criatura de fumaça. Eu havia dito que se tratava de uma reação química, mas não disse que era tóxica. Para deixar essa ideia bem clara pegaremos emprestada a caveira de ossos cruzados usada para sinalizar substâncias tóxicas, venenosas ou que represente risco letal.

Essência
Nível: Avançado
Tempo: 2 horas
Versão: CS5
Recursos: Brush tool, filtro Motion Blur, filtro Gaussian Blur, filtro Liquify
Imagens: www.sxc.hu

Novas habilidades:
Efeito de fumaça
Pintura digital

Passo 2
Reprodução
Passo 2
1. Olhos

Se você tiver dificuldades para desenhar, não pense duas vezes e busque uma imagem legal na net para usar como referência. Comece pelos olhos. Desenhe-os com um pincel pequeno e macio numa nova camada acima das anteriores. Procure não ser muito detalhista para tornar o visual de fumaça mais efetivo. 2. Esfumaçando

Quando terminar os traços, faça duas cópias dessa camada para uso posterior e deixa-as invisíveis por enquanto. Aplique o Motion Blur como fizemos na primeira parte, como não existe um critério para esse ajuste, tente assimilar o movimento e vá experimentando direções e distancias até chegar a um resultado que lhe agrade. Depois use o Gaussian Blur para suavizar as linhas.

3. Esfumaçando de novo

Ative agora uma das cópias e aplique novamente o Motion Blur , assegure-se de usar a mesma direção, mas dessa vez aumente um pouco a distancia. Aplique um pequeno Gaussian Blur novamente. Mescle as duas camadas e inverta (Cmd/Ctrl+I).

Passo 4
Reprodução
Passo 4
4. Fluidez

Com a camada invertida selecionada vá a menu Filter > Liquify , selecione a primeira ferramenta (Forward Warp tool) e brinque um pouco com ela. Aqui as coisas funcionam com tentativa e erro, mas a ideia é deixar a fumaça mais fluida. Quando terminar clique Ok e inverta a camada novamente. Se necessário, ajuste a opacidade da camada.

5. Nariz e bochecha

Passe agora para o nariz e as bochechas (se é que podemos chamar assim). O processo é o mesmo: Traça, duplica duas vezes, Motion Blur, Gaussian Blur, repete numa das cópias, mescla as duas, inverte, Liquify, inverte outra vez.

6. Dentes

Faça o mesmo processo já usado nos dentes. O efeito é criado por partes para que tenhamos mais controle sobre ele. Quanto mais segmentado, maior o controle que você terá sobre o resultado final, consequentemente, o tempo de execução será maior.

Resultado final da parte 3
Reprodução
Resultado final da parte 3
Veja como deve estar nossa imagem até agora

Vá para a parte 4 ou volte para a parte 2

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.