Nesta etapa adicionamos detalhes à nossa composição

A maior parte dos detalhes está pronta. Nessa parte vamos adicionar alguns detalhes importantes para a composição de um modo geral. Você verá outra técnica que, embora muito parecida com as já vistas, cria um tipo bem diferente de fumaça. Siga os passos.

Essência
Nível: Avançado
Tempo: 2 horas
Versão: CS5
Recursos: Brush tool, filtro Motion Blur, filtro Gaussian Blur, filtro Liquify, Clipping Mask, ferramentas de ajuste cor, Wrap tool, camadas de preenchimento, blend modes.
Imagens: www.sxc.hu

Novas habilidades:
Efeito de fumaça
Pintura digital
Ajuste Hue/Saturation
Camada de degradê

Passo 1
Reprodução
Passo 1
1. Juntando

Temos as partes separadas, mas precisamos uni-las num único elemento. Para isso usaremos os mesmo recursos, mas numa ordem diferente. Depois de desenhar a cabeça preenchendo algumas partes, aplique o Liquify. Faça então as cópias e só depois disso aplique o Motion Blur e o Gaussian Blur.

2. Modelando

Você se lembra das camadas guardadas? Use-as com o método do passo anterior para deixar a fumaça mais densa. Depois disso ajuste a opacidade das camadas de modo a criar o melhor efeito (mais sutil ou mais intenso, você escolhe agora). Você pode transformá-las usando a Wrap tool (menu Edit > Transform > Wrap ). É também uma boa ideia arrumar a bagunça e criar uma pasta para cada parte.

3. Opacidades

Se quiser adicionar mais fumaça lembre-se de sempre ajustar a opacidade da camada. Assim você cria diferentes densidades e torna as coisas mais realistas.

Passo 6
Reprodução
Passo 6
4. Olhos e detalhes

Você pode acrescentar os detalhes que desejar usando as mesmas ferramentas e técnicas já vistas. Acho interessante adicionar olhos a nossa criatura, isso vai deixar a arte, no todo, mais atrativa. Dessa vez usaremos fumaça colorida.

5. Fumaça extra

No topo da imagem caba mais um pouco de fumaça em suspensão. Deve ser feita com a mesma técnica usada até agora. Use o Liquify se necessário. Para mudar a cor crie uma nova camada de preenchimento, escolha a cor, use-a como Clipping Mask .

6. Tonalidade

Crie uma camada de preenchimento Gradient (clique no quarto botão na base da paleta de camadas e escolha a segunda opção do menu), escolha as cores do degradê e clique Ok. Use o blend Color Dodge e reduza a opacidade para 20%. Assim você uniformiza as cores da imagem integrando tudo. Use uma camada de ajuste Hue/Saturation como Clipping Mask para refinar a cor.

Resultado final da Parte 4
Reprodução
Resultado final da Parte 4
Veja como deve estar nossa imagem até agora

Vá para a parte 5 ou volte para a parte 3

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.