Na etapa final, trabalhamos no efeito de luz da cena

Bem... chega de tanto Motion Blur, Gaussian Blur, Liquify... o efeito está pronto, mas ainda falta uma questão importante na cena: Luz. Nessa parte criaremos os efeitos de luz Spot e usaremos um truque que é a pasta de luz. Aguente firme, essa é a parte final.

Essência
Nível: Avançado
Tempo: 2 horas
Versão: CS5
Recursos: Brush tool, Transform tool, filtro Motion Blur, blend modes
Imagens: www.sxc.hu

Novas habilidades:
Efeitos de luz e sombra
Pintura digital

Passo 2
Reprodução
Passo 2
1. Luz

Para que a imagem ganhe profundidade adicionaremos alguns efeitos de luz. Comece criando uma nova camada e desenhando uma linha reta vertical com um pincel largo, macio e de opacidade 100%. Você consegue isso facilmente traçando enquanto mantém a tecla Shift pressionada.

2. Raio de luz

Use a ferramenta Transform para modelar o seu raio de luz de modo a criar perspectiva. Aplique Motion Blur (pensou que tinha se livrado dele?) na direção oposta do raio.

3. Mais raios

Duplique o raio fazendo mais duas cópias, ajuste seus tamanhos e formas, mude o blend das camadas para Screen e reduza a opacidade para 10%, agrupe todos numa pasta e duplique-a. Leve ambas para baixo da camada do tubo de ensaio.

4. Vivid Light

Selecione o grupo de baixo e reduza sua opacidade para 30%. Selecione o grupo de cima d mude o blend da camada para Vivid Light . Agora, dentro desse grupo, comece a aumentar a opacidade de cada camada. Você provavelmente não precisará passar de 30%, se aumentar muito a luz começará a ficar áspera.

Passo 5
Reprodução
Passo 5
5. Efeitos de luz

Crie uma nova camada dentro da pasta com Vivid Light . Ela será usada para novos pontos de luz. Use um pincel macio com 10% de opacidade e pinte as áreas que você quiser fazer brilhar. Ilumine partes da fumaça, do fundo e do tubo de ensaio, mas tome cuidado para não exagerar. Tenha sempre em mente a posição da sua fonte de luz.

6. Efeitos de sombra

Toda luz cria sombra, então crie uma nova camada abaixo da pasta com a caveira de fumaça, mude seu blend para Multiply e adicione as áreas de sombra usando os mesmos critérios do passo anterior, mas dessa vez pinte de preto. Para sombrear a fumaça da caveira use a mesma técnica, mas acima de suas camadas. Suas camadas devem ficar mais ou menos como na imagem.

Confira o resultado

Resultado final do tutorial
Divulgação
Resultado final do tutorial

Volte para a parte 4 do tutorial

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.