Nesta etapa, iremos uniformizar a tonalidade da pele

Neste tutorial vamos abordar o tratamento de imagem enfatizando a maquiagem feminina. Esse recurso é largamente utilizado atualmente e seu uso se estende desde os mercados de cosméticos e moda até o editorial.

A intenção é fazer o mínimo de retoque possível mantendo a cor em foco. Esse elemento é de extrema importância, principalmente na área impressa, na qual a cor depende de todas as pessoas e recursos envolvidos no processo. Desde o “maluco” com a cara grudada no micro (nós), até o impressor atrás do seu “piano” de tinta. Passando pelos monitores com calibragens diferentes, perfis e provas de cor.

Veja abaixo o antes e o depois do tutorial.

O antes e depois após os passos do tutorial
Divulgação
O antes e depois após os passos do tutorial


A única imagem usada está abaixo. Você pode salvar a imagem no desktop para começar o tutorial.

Imagem usada para o tutorial
SXC
Imagem usada para o tutorial

Começamos por uniformizar a tonalidade da pele.

Essência
Nível: Avançado
Tempo: 2 horas
Versão: CS5
Recursos: Healing brush tool, color range, camadas de ajustes, máscaras e blend modes
Imagens: www.sxc.hu

Novas habilidades:
Ferramentas de seleção
Manipulação de seleções
Ajustes de cor
Retoque de imagem

Dica: Quando o assunto é cor de pele tenha visível o painel Info do Photoshop (menu>Info ou F8). Use sempre a Eyedropper tool para medir as curvas de cor nas diferentes intensidades de luz. E o mais importante: Use sempre sempre como referência a métrica de C10%, M40%, Y50% e K10% nas áreas de meia luz e varie na mesma proporção nas áreas de luz e sombra. Como isso pode variar de acorde com cada foto, mantenha sempre a diferença de aproximadamente 10% entre o magenta e o amarelo.

1. Hue/Saturation para igualar a cor

Note que existem áreas na pele mais amareladas e outras mais avermelhadas, para homogeneizar o tom de pele da nossa modelo usaremos a camada de ajuste Hue/Saturation. No menu de cortina Master use Saturation 5. Em Reds, Hue 2. Em Yellows, Hue -20 e Lightness 40. Dessa forma, voltamos as duas cores para mesma direção e deixamos os amarelos e vermelhos mais alaranjados. Esse ajuste funciona melhor em RGB do que em CMYK.

Passo 4
Reprodução
Passo 4
2. Restaurando o fundo

Perceba que o fundo da imagem, principalmente as áreas em verde, também foi alterado. Para evitar isso, edite a máscara da camada de ajuste com um pincel macio.

3. Tonalizando a pele

Selecione o rosto da modelo, deixe de fora olhos, lábios, cílios e sobrancelhas. Aplique a seleção um Feather de 5 pixels (menu Select > Modify > Feather). Crie uma nova camada e preencha-a com a cor #fcd3c1. Use o Blending Hue e opacidade de 80% nessa camada. Assim terminamos a tonalização da pele.

4. Iluminando com Levels

Adicionaremos agora luminosidade ao rosto da nossa modelo. Para tanto, usaremos a camada de ajuste Levels com o Blending Luminosity e uma máscara só no rosto (Cmd/Ctrl+Clique na Thumbnail da camada Layer 1 para usá-la como referência). Siga a imagem para ajustar os Levels.

5. Retocando a pele

Na camada Background, retoque as manchas e imperfeições que ganharam destaque depois do ajuste de Levels. Use a Healing Brush Tool redonda com Hardness de 40. Lembre-se, quanto menor o tamanho do pincel, melhor o resultado.

Passo 7
Reprodução
Passo 7
6. Cuidado! Não queremos que ela vire a Barbie.

Duplique a camada Background (Cmd/Ctrl+J). Vá a menu Filter>Blur>Surface Blur, ajuste Radius 40 pixels e Threshold 20 levels. Aplique uma máscara com base na camada Layer 1 (faça como já citado) e use opacidade de 40%. Fazendo isso, damos um efeito mais suave à pele sem deixá-la artificial.

7. Controlando a exposição

Na camada Background copy carregue uma seleção (Cmd/Ctrl+Clique em sua máscara), navegue a menu Select > Color Range, selecione o ponto mais claro do rosto da modelo (use a imagem como referência) e clique Ok. Feather de 20 pixels na seleção e nova camada de ajuste Exposure . Deixe Exposure em +0,30, Offset em 0 e Gamma Correction em 1,40 .  Essa nova camada terá uma máscara criada automaticamente. O rosto de nossa modelo agora tem mais vivacidade.

8. Dê o clima

Acima de Levels 1 adicione uma camada de ajuste Photo Filter e configure-a como na imagem. Fique à vontade para escolher outras cores. Use o Blending Soft Light e opacidade de 30%. Altere sua máscara de modo a adicionar cor ao rosto da modelo. Selecione as camadas criadas e tecle Cmd/Ctrl+G para agrupá-las numa pasta e nomeie o grupo como pele.

Vá para a parte 2

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.