Veja como criar efeitos sem o uso de plug-ins

Resultado do tutorial: efeitos aplicados à imagem
Reprodução
Resultado do tutorial: efeitos aplicados à imagem
Quando falamos de fotografia inevitavelmente falamos de luz. Sem luz não há fotografia. Entretanto, alguns efeitos de luz são impossíveis de conseguir usando só habilidade e equipamentos fotográficos.

Graças a nossa ferramenta de trabalhos podemos resolver esse problema e é exatamente sobre isso que trataremos neste tutorial: efeitos de luz. Sem plug-ins ou métodos extravagantes, criaremos uma sutil atmosfera surrealista adicionando suavidade à imagem.

Devido à sua leveza, esses efeitos de luz caem bem em muitas situações. Desde que usados de forma coerente dentro da composição, dão boas capas de livros e belos pôsteres. É uma boa solução quando temos liberdade criativa.

Essência
Nível: Iniciante
Tempo: 1,5 hora
Versão: CS5
Recursos: Brush tool, poligonal lasso tool, pen tool, estilos de camadas, máscaras e seleções
Imagens: www.sxc.hu

Novas habilidades:
Recorte de imagens
Modificação de seleções
Estilo gradiente overlay
Estilo outer glow

Dica: Quando recortar imagens complexas prefira a pen tool ajustada para paths. Assim você pode guardar seu recorte e selecionar a mesma área quantas vezes precisar, sem correr o risco de perder suas seleções.

As imagens usadas neste tutorial podem ser baixadas aqui e aqui .

Passo 2
Reprodução
Passo 2
1. Criando paths

Começamos recortando a imagem. Use a Pen Tool ajustada para Paths. Cmd/Ctrl+Clique no Path para carregar uma seleção. Duplo clique na camada Background para transformá-la na camada Layer 0 . Clique em Add Layer Mask na parte inferior da janela Layers para adicionar a máscara.

2. Suavizando a máscara

Na janela Masks , clique no botão Mask Edge . Siga as informações na imagem para amaciar a máscara.

3. Luminosidade com um simples degradê

Remova a visibilidade da máscara da camada Layer 0 (Shift+Clique) e ative o Gradient Overlay clicando em Add A Layer Style .

Use a opção Multiply em Blend Mode , opção 100% em Opacity , opção Radial em Style , 90 graus em Angle e 100% em Scale . Assim adicionamos um ponto de luminosidade no fundo e preservamos as sombras naturais da imagem.

4. Eliminando imperfeições do recorte

Se necessário, faça ajustes na máscara da camada Layer 0 copy para melhorar o recorte. Você pode usar a Brush Tool , a Poligonal Lasso Tool ou ainda ajustar o Path feito anteriormente.

Passo 4
Reprodução
Passo 4

5. Seleções são manipuláveis

Cmd/Ctrl+Clique na máscara da camada Layer 0 Copy para carregar uma seleção. Em seguida vá a menu Select > Modify > Contract e ajuste a contração para 4 pixels.

Passo 6
Reprodução
Passo 6
6. Organização é fundamental

Crie uma nova camada, tecle D (para ajustar as cores de primeiro e segundo plano como preto e branco respectivamente), tecle Cmd/Ctrl+Backspace para preencher a área selecionada com a cor de fundo atual.

Nomeie-a como glow e posicione-a abaixo da camada Layer 0 copy , que será rebatizada como bailarina. Aproveite para rebatizar também a camada Layer 0 como fundo. As camadas devem estar posicionadas como na imagem.

7. Um pouco de brilho

Adicione Outer Glow à camada glow.

Use a opção Linear Light em Blend Mode com Opacity 80 e Noise 0. Use também a opção Softer em Technique com Spread 0 e Size 100. Em Quality , use Range 100 e Jitter com valor 0.

Vá para a parte 2 do tutorial

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.