Nesta etapa adicionamos raios de luz à imagem
Está na hora de alguns raios de luz mais intensos entrarem em cena. Eles vão nos ajudar a criar profundidade com a ilusão de estarem mais próximos do observador. O blend mode screen vai nos ajudar mais uma vez nessa parte de processo, bom como os ajustes de Hue/Saturation. Com esse segundo vamos mudar as cores dos raios dando, assim, mais vida a cena.
Essência
Nível:
Iniciante
Tempo:
1,5 horas
Versão:
CS5
Recursos:
Filtro lens flare, camadas de ajustes e blend modes Imagens: www.sxc.hu
Novas habilidades:
Camada de ajuste Hue/Saturation
Numa nova camada, crie uma forma horizontal alongada e batize-a como raio. Adicione uma máscara e, com um pincel macio de opacidade 30% e Blending Disolve , suavize a parte inferior da figura. Aplique o Blending Normal e suavize a parte inferior e as laterais da figura. Agora aplique o Blending Screen à camada e rotacione-a na mesma direção do arco-íris (-30º).
2. Mais cor
Duplique os raios e espalhe-os pela composição como desejar. Você pode alterar suas cores selecionando-os e teclando Cmd/Ctrl+U para abrir os ajustes Hue/Saturation . Lembre-se de clicar na checkbox Colorize . Pode também editar suas máscaras para suavizá-los posteriormente.
3. Brilhos e lentes
Quando estiver satisfeito tecle Cmd/Ctrl+Opt/Alt+Shift+E para criar uma nova camada com tudo mesclado e renomeie-a como mesclados 2. Vá a Filter > Render > Lens Flare para adicionar alguns pontos de luz. Ajuste como desejar e aplique quantas vezes julgar necessário. Procure alinhar os pontos de luz aos raios, isso gera um efeito interessante.
Você notará que o filtro deixará algum interferência. Remova-a com um pincel macio numa máscara.
5. Luz na ponta do pincel
Opt/Alt+Clique em Create A New Layer . Ajuste as opções da janela como na imagem para criar uma camada transparente. Usando um pincel macio com 20% de opacidade, você vai pintar de branco áreas onde deseja aumentar a luminosidade e de preto onde deseja diminuir.
Volte para a parte 2 ou vá para a parte final do tutorial.