Publicidade
Publicidade - Super banner
Dicas
enhanced by Google
 

Como editar figuras d´água – Parte 3

Iremos inserir os jatos d'água no momento mais longo do tutorial

Por Rogério Gomes |

Agora começa a parte divertida: os jatos d’água. Essa parte é muito pessoal e é difícil estipular ajustes para todos os casos, afinal, desenharemos os jatos e não existirão dois iguais. Sendo assim leve os sliders à loucura e explore os ajustes até conseguir o melhor resultado. Se posso dar um conselho... essa é uma boa hora para um lanche.

Essência
Nível: Avançado
Tempo: 4 horas
Versão: CS5
Recursos: Filtro motion blur, filtro plastic wrap, estilos de camadas e blend modes.
Imagens: www.sxc.hu

Novas habilidades:
Estilos de camadas
Pintura digital
Ajuste de Levels

Dica: Não basta plugar a tablet no micro e sair rabiscando. É necessária alguma habilidade com um lápis para desenhar os jatos d’água. Se você teve coragem de começar usando o mouse, tente fazer os desenhos com a pen tool adicionando stroke a eles. Use a brush tool com diferentes opacidades. Isso certamente vai ajudar nessa parte do trabalho.

1. Água pra todos os lados

Vamos começar agora a fazer os jatos, espirros e respingos d'água. Como não existem dois iguais você terá de fazê-los à mão. Isso significa que você terá de buscar os melhores ajustes, uma vez que minha água ficará diferente da sua. Crie então uma nova pasta com o nome de água, dentro dela coloque uma camada preta para usar de fundo e uma transparente na qual vamos desenhar com a cor branca. Faça isso com um pincel macio de diferentes tamanhos e opacidades. Ajuste a opacidade e visibilidade das camadas e use a imagem do peixe como referência.

Reprodução
Passo 1

2. Movimento borrado

Quando estiver contente com o resultado duplique a camada e vá a Filter>Blur>Motion Blur. Ajuste a direção de acordo com o movimento que você quer que o seu respingo vá e a distância de uns 30 pixels. Agora mova a camada borrada para que fique desalinhada com o primeiro e, mais uma vez é bom que seja na direção do esguicho.

3. Atenção ao posicionamento

Quanto chegar a um resultado satisfatório duplique a camada borrada e transforme-a (Cmd+Ctrl+T), gire, redimensione e reposicione da maneira que achar melhor, em seguida mescle essas três camadas.

4. Mais bevel and emboss

Use o Bevel and Emboss para dar volume aos rabiscos. Não existe uma for especifica de ajuste, você terá de experimentar. Pode usar a imagem como ponto de partida. Feito isso, crie uma camada transparente por cima e mescle as duas.

Reprodução
Passo 4

 

5. Plastificação

Vá a Filter>Artistic>Plastic Wrap e configure assim: Highlitght = 20, Detail = 10 e Smoothness = 10. Estes ajustes são mais uma referência, mais uma vez você terá de arriscar. Esse filtro vai nos dar um brilho e criar a ilusão de translucidez.

6. Ajustando o contraste

Por fim, faça um ajuste de Levels na água. Comece ajustando as sombras, depois os meios-tons e, finalmente, as luzes. Você tem mais uma na imagem.

Reprodução
Passo 6

7. Água deve ser transparente

Habilite a visibilidade das camadas e mude o blend da água para Screen. Agora você precisa repetir o processo e adicionar mais água a sua composição, como o processo pode ser demorado, seria uma boa ideia parar e comer alguma coisa.

Vá para a parte 4 ou volte para a parte 2 do tutorial

Leia tudo sobre: tutorialphotoshop

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG