Na quarta etapa do tutorial, iremos inserir mais efeitos de luz

Vamos agora dar os últimos toques em nosso peixe d’água suavizando ainda mais as bordas do shape e adicionando mais alguns pontos de luz. Durante o processo de iluminação, algumas bolhas vão saltar da tela, aproveite pra dar destaque a algumas delas, isso vai enriquecer a obra.

Essência
Nível: Avançado
Tempo: 2 horas
Versão: CS5
Recursos : Máscaras, brush tool, estilos de camadas e blend modes.
Imagens: www.sxc.hu

Novas habilidades:
Efeitos de luz
Pintura digital

1. Retocando os respingos

Para começar com os toques finais em nosso peixe, mescle as camadas criadas para fazer os respingos (batize-a como respingos) e, numa máscara, retire possíveis imperfeições nas beiradas com um pincel macio. Assim deixamos a água mais natural.

Passo 1
Reprodução
Passo 1

2. Integrando o shape à água

Agora, crie uma máscara na camada do peixe e suavize suas bordas, integrando-o e tornando-o mais fluido. Crie essa máscara da seguinte forma: Carregue uma seleção (Cmd/Ctrl+Clique) a partir da camada respingos, só então faça a máscara. Uma vez criada, use um pincel macio para devolver ao peixe suas partes interiores. Alterne a opacidade e o tamanho do pincel durante o processo.

3. Deixe a luz entrar

Posicione-o uma nova camada dentro da pasta luz e acrescente alguns detalhes à água. Posicione os pontos de luz de maneira que eles destaquem a imagem principal.

Passo 3
Reprodução
Passo 3

4. Bolhas brilhantes

Você vai perceber que durante o processo de iluminação, algumas bolhas se destacam. Intensifique algumas delas. A sensação de profundidade vai aumentar.

Passo 6
Reprodução
Passo 6
5. Cores do mar

Repita os dois últimos passos mas agora com cores. Lembre-se de sempre ajustar as opacidades das camadas para controlar a luminosidade.

6. Somente o necessário

Agora é preciso arrumar a casa. Crie uma pasta e coloque todas as camadas criadas até agora, exceto a camada do fundo. Todas as camadas invisíveis já não são necessárias e podem ser jogadas fora.

Vá para a parte 5 do tutorial ou volte para a parte 3

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.