Tamanho do texto

Na quarta etapa do tutorial, iremos inserir mais efeitos de luz

Vamos agora dar os últimos toques em nosso peixe d’água suavizando ainda mais as bordas do shape e adicionando mais alguns pontos de luz. Durante o processo de iluminação, algumas bolhas vão saltar da tela, aproveite pra dar destaque a algumas delas, isso vai enriquecer a obra.

Essência
Nível: Avançado
Tempo: 2 horas
Versão: CS5
Recursos : Máscaras, brush tool, estilos de camadas e blend modes.
Imagens: www.sxc.hu

Novas habilidades:
Efeitos de luz
Pintura digital

1. Retocando os respingos

Para começar com os toques finais em nosso peixe, mescle as camadas criadas para fazer os respingos (batize-a como respingos) e, numa máscara, retire possíveis imperfeições nas beiradas com um pincel macio. Assim deixamos a água mais natural.

Passo 1
Reprodução
Passo 1

2. Integrando o shape à água

Agora, crie uma máscara na camada do peixe e suavize suas bordas, integrando-o e tornando-o mais fluido. Crie essa máscara da seguinte forma: Carregue uma seleção (Cmd/Ctrl+Clique) a partir da camada respingos, só então faça a máscara. Uma vez criada, use um pincel macio para devolver ao peixe suas partes interiores. Alterne a opacidade e o tamanho do pincel durante o processo.

3. Deixe a luz entrar

Posicione-o uma nova camada dentro da pasta luz e acrescente alguns detalhes à água. Posicione os pontos de luz de maneira que eles destaquem a imagem principal.

Passo 3
Reprodução
Passo 3

4. Bolhas brilhantes

Você vai perceber que durante o processo de iluminação, algumas bolhas se destacam. Intensifique algumas delas. A sensação de profundidade vai aumentar.

Passo 6
Reprodução
Passo 6
5. Cores do mar

Repita os dois últimos passos mas agora com cores. Lembre-se de sempre ajustar as opacidades das camadas para controlar a luminosidade.

6. Somente o necessário

Agora é preciso arrumar a casa. Crie uma pasta e coloque todas as camadas criadas até agora, exceto a camada do fundo. Todas as camadas invisíveis já não são necessárias e podem ser jogadas fora.

Vá para a parte 5 do tutorial ou volte para a parte 3