Nesta etapa, diminuiremos a exposição

Nessa parte vamos terminar a modificação da luz. Usaremos alguns ajustes de curvas e exposição para ajustar os claros e escuros. Colocaremos o reflexo do céu no mar entre outros detalhes. Usaremos uma ferramenta de seleção muito funcional, a Color Range . Você pode experimentar outros ajustes e, se achar melhor, pode usá-los. Fique à vontade.

Essência
Nível: Avançado
Tempo: 3 horas
Versão: CS5
Recursos : Blur tool, máscaras, cliping mask, camadas de ajustes e blend modes

Novas habilidades:
Fotomanipulação
Ajuste de exposição
Métodos de seleção
Recorte de imagens
Ajuste de curvas

Dica : Nos casos de fotomanipulação toda a atenção aos detalhes é pouca. No exemplo, o reflexo do céu na janela e o recorte do madeiramento emaranhado na base da estrutura são áreas que podem comprometer a obra.

Passo 1
Reprodução
Passo 1
1. Descarregando as sombras

Perceba que as sombras ficaram muito escuras e perderam os detalhes. Para corrigir isso vá a menu Select > Color Range e clique nas áreas de sombra da imagem. Use os ajustes como na imagem e clique Ok. Uma seleção das sombras será carregada. Suavize em 3 pixels a seleção indo a menu Select > Modify > Feather . Crie uma máscara com essa seleção na camada Exposure .

2. Cuidando dos brancos

Exclua a parte superior da construção (a parte de cor branca) da máscara, queremos mexer somente nas áreas onde a sombra é mais intensa.

3. Menos sombras

Como as sombras continuam muito fortes e o preto ficou “chapado” na imagem, crie mais uma camada de ajuste por cima das anteriores, Curves desta vez. Ajuste o "Curves" para Custom, deixe a opção Output em 225 e Input em 140

4. O mar reflete o céu

Já que a ambientação parece correta é hora de colocarmos os reflexos do pôr-do-sol no mar. Para isso duplique a camada praia e renomeie-a como mar e selecione essa área como no passo 1 incluindo a máscara, que será suavizada como no passo 3. Duplique a camada céu, coloque-a por cima como Cliping Mask, Blending Hard Light e opacidade 80%, tecle Cmd/Ctrl+T , posicione o ponto de referência na altura do horizonte, vá a menu Edit > Transform > Flip Vertical .

5. E a janelinha?

Repita o passo anterior para colocar o reflexo do céu também na janela. Entretanto, use o Flip Horizontal e o Blending Soft Light . Renomeie essa camada como janela.

Passo 6
Reprodução
Passo 6
6. Não se esqueça das ondas

Clique na camada mar. Cmd/Ctrl+Clique em sua máscara para carregar uma seleção, vá a menu Select>Color Range e clique nas áreas brancas das ondas. Na seleção use Feather de 3 pixels e crie uma camada de ajuste Curves e use-a como Cliping Mask . Siga o ajuste na imagem para reduzir o vermelho das ondas.

7. Ambientando o mar

Crie mais uma camada de ajuste Curves como Cliping Mask e use a imagem como referência para dar mais contraste e ambientar melhor o mar. Deixe a opção Curves em Custom, Output em 221 e Input em 195

8. A linha do horizonte

Com um pincel redondo e macio use a Blur Tool na máscara da camada mar para suavizar e desfocar a linha do horizonte. Faça o mesmo na linha onde o mar encontra a areia.

9. Para um céu mais limpo

Com uma camada de ajuste Curves acima da camada céu, use estes ajustes para dar mais vivacidade ao céu. Deixe o Curves em Custom, Output em 202 e Input em 191.

Vá para a parte 3 ou volte para a parte 1

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.