Na etapa final, faremos o retoque da imagem

Resultado do tutorial: A foto foi completamente manipulada
Rogério Gomes
Resultado do tutorial: A foto foi completamente manipulada
Agora que terminamos a manipulação da luz e adaptamos os elementos às novas condições de luminosidade, vamos começar a parte divertida: o retoque. Vamos limpar a foto e retirar toda e qualquer interferência que possa haver nela como, por exemplo, as aves, os cones e a placa laranja no peitoril do abrigo. Vamos dar uma ajeitadinha também na areia e tirar as marcas de pneu, só então partiremos para os toques finais

Essência
Nível: Avançado
Tempo: 4 horas
Versão: CS5
Recursos: Clone stamp tool, Healing brush tool, eraser tool, máscaras, camadas de ajustes, blend modes, filtro high pass, filtro blur, filtro sharpen

Novas habilidades:
Fotomanipulação
Recorte de imagens
Retoque
Reconstituição de áreas
Ajuste de Levels

1. Retirando o excesso de elementos

Posicione uma nova camada acima de todas as anteriores, renomeie-a imagem, vá a menu Image > Apply Image e clique Ok. Isso criará uma camada como tudo feito até agora. Podemos então começar a retocar a imagem tirando sujeira, imperfeições e outras informações que possam atrapalhar a leitura da imagem. Começamos pela areia e retiramos os cones, as marcas de pneu e as gaivotas. Você pode utilizar a Clone Stamp Tool ou a Healing Brush Tool . Depois disso, tiramos os adesivos na parte verde da estrutura.

2. Esse banner laranja não nos interessa

Começamos refazendo as ripas verticais e horizontais que estão cobertas pelos fios pretos e pelo banner em si. Selecione outra ripa com a Poligonal Lasso Tool com Feather de 1 pixel , tecle Cmd/Ctrl+J para colá-las em uma nova camada e posicione-a em cima das originais com Cmd/Ctrl+T para redimensioná-las e adicionar perspectiva. Retire as sobras, caso haja alguma, com a Eraser Tool e um

Passo 4
Reprodução
Passo 4
pincel redondo macio.

3. Preenchendo com pedaços do céu

Agora podemos completar o fundo. Faça isso numa nova camada acima da camada imagem e abaixo de todas as que contém as ripas. Use a Clone Stamping Tool ajustada para Current & Below .

4. Alguma granulação cai bem

Repita o processo de Apply Image do passo 1, renomeie-a como final e comecemos a dar os toques finais. Crie uma nova camada e preencha-a com um cinza neutro (meia carga de cor em CMYK = C50% , M50%, Y50%, K50% , ou meia luz em RGB = R127, G127, B127 ) vá a menu Filter > Noise > Add Noise . Siga a imagem para ajustar e clique Ok. Agora vá a menu Filter > Blur > Blur More , em seguida a menu Filter > Sharpen > Sharpen . Aplique o Blend Overlay . Assim conseguimos uma granulação que, além de dar a sensação de nitidez uniformiza a imagem fazendo-a parecer mais real.

5. Um pouco de volume

Tecle Cmd/Ctrl+J na camada final para duplicá-la. Vá a menu Filter > Other > High Pass, Radius igual a 10 pixels, Ok. Menu Image > Adjustments > Desaturate para deixar a imagem do filtro com uma cor neutra, use o Blending Overay com opacidade 60%. Assim Adicionamos nitidez e volume a imagem.

Passo 6
Reprodução
Passo 6
6. Contraste com Levels

Por fim, crie uma camada de ajuste Levels acima de todas com esses ajustes e pode mesclar as camadas e salvar no formato que desejar.

Volte para a parte 2 do tutorial.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.