Veja como usar esses elementos de forma equilibrada em uma imagem

Resultado do tutorial: combinação de foto e ilustrações
Reprodução
Resultado do tutorial: combinação de foto e ilustrações
Desta vez usaremos figuras geométricas simples para criar alguns padrões e você perceberá quão importante é a composição em suas imagens. Não estou falando de simplesmente juntar uma porção de elementos e salvar um TIFF, mas sim de organizar a informação visual afim de criar mais que uma imagem bonita e atrativa realizando um bom trabalho imagético.

Usando imagens de criaturas reais e unindo-as a elementos geométricos damos um toque abstrato e tornamos a ilustração mais atrativa.

Para tanto, será imprescindível habilidade com a Pen Tool para criar shapes e recortes. Brushes também serão utilizados. Mãos à obra!

Essência
Nível: Intermediário
Tempo: 2 horas
Versão: CS5
Recursos: Pen tool, shape layers, máscaras e blend modes
Imagens: www.sxc.hu

Novas habilidades:
Recorte de imagens
Composição

As imagens deste tutorial podem ser baixadas aqui e aqui .

1. O primeiro elemento compositivo é a cor

Adotaremos uma temática africana então procure usar tons quentes como amarelo, laranja e marrom. Comece criando um arquivo no formato A4, preencha a camada Background com um amarelo cor-de-palha, recorte os rinocerontes e adicione-os ao seu arquivo.

Passo 1
Reprodução
Passo 1

2. Padrões com triângulos

Comece a fazer alguns triângulos com a Custom Shape Tool ajustada para Shape Layers . Preencha-os com nuances da mesma cor e posicione-os de modo a formar uma padronagem. Agrupe-os e deixe-os invisíveis para usarmos depois.

Passo 2
Reprodução
Passo 2

3. Padrões com quadrados

Use a Rectangle Tool para criar quadrados (clique e arraste com a tecla Shift pressionada). Com a Pen Tool transforme-o em um triângulo. Duplique-o e posicione-o de modo a formar um quadrado novamente. Adicione o estilo Stroke de 2 pixels a uma das camadas e ajuste seu Fill para 0%.

Passo 3
Reprodução
Passo 3

4. Novos padrões

Duplique os quadrados e arranje-os de modo a criar um novo padrão. Agrupe-os e deixe-os invisíveis para uso posterior.

Passo 4
Reprodução
Passo 4

5. Fundo texturizado

Abra a imagem do céu e coloque-a acima da camada Background . Use o Blend Luminosity e, fazendo uso de uma máscara e de um pincel macio, suavize as extremidades da imagem. Duplique e adicione mais nuvens. Isso nos dará a sensação de profundidade e a textura de que precisamos. Use os ajustes de Levels para aumentar o contraste.

Passo 5
Reprodução
Passo 5

6. Cuidando da vida selvagem

Em seguida, duplique as camadas dos rinocerontes e repita o processo de edição das máscaras usado anteriormente para acrescentar o chão e as sombras dos animais, aumentando assim a ilusão de profundidade. Reduza a opacidade para que as sombras não tenham mais destaque que o necessário.

Passo 6
Reprodução
Passo 6

Vá para a parte 2 do tutorial

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.