Na parte final do tutorial, detalhamos ajustes úteis para efeitos visuais

Você deve ter experimentado os presets e já teve uma ideia de como fazer os ajustes do Oil Paint. Agora vamos brincar um pouco com os sliders e explorar as possibilidades apresentadas pelo filtro.
Vou apresentar oito ajustes que darão uma boa base para novos efeitos visuais.

Essência
Nível: Básico
Tempo: 2 horas
Versão: CS5
Recursos: Filtro Pixel Bender
Imagens: www.sxc.hu

Novas habilidades:
Efeitos de pintura digital

1. Sutileza

Um efeito bem sutil que apenas disfarça a existência de uma fotografia pode ser conseguido ajustando os sliders da seguinte forma: Stylization 1.05, Cleanliness 15, Colorization 0.95, Brush Scale 8.5 e Brush Contrast 0.5.

 
Reprodução

2. Impressionista

Se aumentar um pouco o valor do ajuste Colorization você consegue um efeito mais brilhante e muito parecido com o estilo impressionista. Coloque o valor de 1.15 em Colorization. Os outros ajustes permanecem os mesmos.

Passo 2
Reprodução
Passo 2

3. Liquefazendo

Aumentando o valor de Stylization e reduzindo o de Brush Contrast conseguimos pinceladas mais fuidas. Altere os valores de Stylization para 6 e de Brush Contrast para 0.4.

Passo 3
Reprodução
Passo 3

4. Quase surrealista

Aumentando o valor de Brush Contrast ao máximo conseguimos traços bem fortes criando um efeito que, dependendo do tema da foto, soa um pouco surreal. Mantenha os outros a ajustes e leve o Brush Contrast para o valor 1.

Passo 4
Reprodução
Passo 4

5. Pontilismo

Com esse ajuste chegamos perto do estilo pontilista. Lembre-se que o ajuste Stylization controla o formado da pincelada. Stylization 0.5, Cleanliness 15, Colorization 1.15, Brush Scale 2.5 e Brush Contrast 1.

Passo 5
Reprodução
Passo 5

6. Detalhes

Você consegue um efeito mais rico em detalhes usando esses valores. Diminuindo o valor de Brush Scale você reduz o tamanho do traço e consegue mais detalhes. Stylization 2, Cleanliness 4, Colorization 1.15, Brush Scale 4 e Brush Contrast 0.5.

Passo 6
Reprodução
Passo 6

7. Abstrato

Elevando os valores a quase seu máximo conseguimos um efeito mais abstrato. O resultado final é uma imagem extremamente vibrante. Stylization 10, Cleanliness 15, Colorization 1.5, Brush Scale 5 e Brush Contrast 0.5.

Passo 7
Reprodução
Passo 7

8. Smudge

Vale a pena dar uma olhada nos outros presets, caso ainda não o tenha feito, mas já adianto: São muito limitados. Nesse passo o efeito criado com a opção Smudge.

Passo 8
Reprodução
Passo 8

Volte para a parte 1 do tutorial

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.