Modo de cor permite mudar tonalidades de imagens de forma simples

O modo Lab de cor foi apresentado em 1931 e teria a função de padronizar internacionalmente a medida da cor. Por ser um formato de cor independente, ele não apresenta problemas de compatibilidade entre diferentes programas e sistemas operacionais.

Lab significa: 'L' de lightness (luminosidade), cor 'a' (verde-vermelho) e cor 'b' (azul-amarelo). Nesse modo de cor, a luminosidade tem um canal separado das cores, o que potencializa as funções de alguns recursos como as curvas, por exemplo.

Se você usou pouco ou nunca usou esse modo de cor, neste tutorial você vai descobrir como usá-lo para trabalhar suas imagens em um outro nível de funcionalidade.

Essência
Nível: Básico
Tempo: 1 hora
Versão: CS4 e CS5
Recursos: Ferramentas de ajustes
Imagens: www.sxc.hu

Novas habilidades:
Modo Lab de cor

1. Conheça o Lab

Ao invés dos canais RGB ou CMYK que você deve conhecer, o Lab possui os já mencionados Lightness, a e b, o que nos permite mudar o visual de uma imagem de forma bem simples, podendo inclusive editar cores específicas.

Passo 2
Reprodução
Passo 2
2. O canal L

No canal Lightness você pode alterar a luminosidade da imagem sem afetar de modo algum suas cores. Muito útil quando você só precisa clarear ou escurecer alguma foto. É possível usar esse canal para alguns recursos de nitidez.

3. Escolhendo a imagem

Procure por uma foto colorida que precise de algum realce para maximizar seu potencial. Escolhi uma fotografia de uma obra de Antoni Gaudí. Fique a vontade para escolher a sua.

4. Mesclando as camadas

Sempre que quiser alterar um modo de cor mescle suas camadas antes, uma vez que nem todos os tipos de camadas são suportados pelos diferentes modos, seu trabalho pode acabar perdendo algum detalhe.

5. Mãos à obra

Vá a menu Image > Mode > Lab Color para fazer a conversão de cor. Então duplique a camada original, nessa cópia faremos os ajustes, para que posteriormente possamos usar os blends para deixar os ajustes mais naturais.

Passo 5
Reprodução
Passo 5

6. Curvas

Trabalhando com a imagem duplicada você pode conferir os resultados com maior facilidade. Como já dito, o ajuste de curvas tem maior funcionalidade no modo Lab. Para conferir, Tecle Cmd/Ctrl+M ou vá a menu Image > Adjustments > Curves para abrir as curvas.

7. Começando pela luminosidade

Na caixa de diálogo das curvas selecione Lightness no menu de cortina Channel e comece o ajuste da curva. Como a imagem tem uma boa exposição, vamos apenas realçar o contraste entre as sombras e as regiões de brilho.

Passo 7
Reprodução
Passo 7

Siga para a parte 2 do tutorial .

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.