Veja como usar o modo Lab

Resultado do tutorial: imagem tratada no modo Lab
sch.hu
Resultado do tutorial: imagem tratada no modo Lab
Agora que você já sabe como funciona o modo Lab, é hora de começar de fato a usá-lo. Na parte anterior fizemos um leve ajuste de luminosidade usando as curvas, dessa vez vamos às cores para então finalizarmos a imagem.

Essência
Nível: Básico
Tempo: 1 hora
Versão: CS4 e CS5
Recursos: Ferramentas de ajustes
Imagens: www.sxc.hu

Novas habilidades:
Modo Lab de cor

1. O canal a

Selecione o canal a no menu de cortina Channel . Esse canal controla os vermelhos e os verdes da foto sem afetar as outras regiões tonais. Levando em conta que o verde fica à esquerda e o vermelho à direita, procure mover igualmente esse pontos para evitar distorções na cor.

2. O canal b

Mude a seleção no menu de cortina Channel para b e repita o processo descrito no passo anterior, cuidando para que os dois pontos sejam movidos igualmente. Não tenha medo de extrapolar um pouco, acertaremos isso nos passos seguintes.

3. Voltando ao RGB

Agora que você já deu um incrementada na foto, volte para o modo RGB (menu Image > Mode > RGB Color ). Aparecerá uma caixa de diálogo perguntando se você deseja achatar (flatten) a imagem, clique em Don't Flatten. Precisaremos das duas camadas para os próximos passos.

4. Blends

Você deve agora brincar um pouco com os efeitos criados a partir dos modos de blend. Experimente as opções e vê se alguma o agrada. Nem todas as imagens respondem da mesma forma, contamos com o gosto pessoal e o objetivo de cada um. Eu usei darker color.

Passo 5
Reprodução
Passo 5
5. Ajuste a opacidade

Use o controle de opacidade para controlar melhor o efeito dado à imagem. Usei 50%, assim realço os vermelhos sem forçar demais as sombras.

6. Duplicando

É possível também duplicar essa camada e usar outro tipo de blend por cima. Cabe a experimentação. Procure usar máscaras nessa nova camada para ocultar/mostrar o blend em algumas regiões da imagem, você pode conseguir efeitos interessantes. Usei linear burn com opacidade de 80% para realçar o céu.

Volte para a parte 1 do tutorial .

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.