Variações do recurso Blend permitem obter efeitos gráficos de impacto

Você já teve ter estar cansado de usar os modos de blend no menu de cortina dentro da paleta de camadas. Os modos de blend em geral usam algoritmos complicados para misturar duas camadas numa infinidade de maneiras diferentes. Neste tutorial, porém, deixaremos de lado toda a matemática por trás do Photoshop para explorar o lado criativo de dois desses modos: o Divide e o Subtract.

A imagem usada neste tutorial pode ser baixada neste link

Passo 6
Reprodução
Passo 6

No dia-a-dia a forma mais fácil de usar os blend modes é experimentando. Nesse tutorial você verá maneiras criativas de misturar as camadas a fim de obter efeitos gráficos fortes e impactantes com uma série de alternativas a serem exploradas.

Usando uma combinação de técnicas de edição mostradas aqui e experimentando mais, você conseguirá efeitos únicos em suas imagens.

Essência
Nível:
Intermediário
Tempo: 2 horas
Versão: CS5
Recursos: Filtro gaussian blur, camadas de ajustes, blend modes e clipping masks
Imagens: www.sxc.hu

Novas habilidades:
Uso do blend mode Divide
Uso do blendo mode Subtract
Ajustes de cor
Efeitos visuais

Passo 6
Reprodução
Passo 6
1. Tudo branco

Abra sua imagem e duplique a camada ‘Background’ teclando Cmd/Ctrl+J . Mude o blend da camada duplicada para ‘Divide’. Você vai notar que a foto ficará branca, para podermos vê-la precisaremos de um pouco de ‘Blur’, então vá a menu Filter > Blur > Gaussian Blur .

2. Borrando e revelando

Quanto mais você aumenta o raio do Blur, mais visível a imagem se torna. Com um raio bem grande você consegue o efeito de High-key, que por si só já revela uma faceta do modo Divide. Dependendo da imagem, basta mudar a opacidade da camada para ajustar a intensidade da luz.

3. Detalhes

Nesse caso, queremos um efeito de traço, então ajuste o raio do blur para algo entre 10 e 20 pixels (usei 25) e clique ok. Crie uma camada de ajuste Hue / Saturation e reduza a saturação para -100%. Ao final desse passo temos mais um efeito interessante.

4. Invertendo as cores

Para nosso propósito seria muito bom adicionar alguma cor. Para isso clique na camada Background e duplique-a novamente. Selecione a nova cópia, mude seu blend para Subtract e tecle Cmd/Ctrl+I (ou vá a menu Image > Adjustments > Invert ) para inverter as cores da camada.

Passo 6
Reprodução
Passo 6
5. Ajustando o tom

Para controlar a tonalidade crie uma nova camada de ajustes Hue/Saturation acima da segunda cópia de ‘Background’ e use-a como Clipping Mask (basta clicar no terceiro ícone da paleta Adjustments ). Nesse ponto, o controle deslizante Saturation vai ajustar a luminosidade das áreas de meio tom. Quanto maior a saturação, mais claro fica e vice-versa. Como queremos clarear, devemos aumentar a saturação (usei +80).

6. O tom ideal

O controle Lightness vai controlar a luminosidade geral da imagem, bem como os contrastes entre claro, meio tom e escuro. Usando esses dois controles você consegue separar bem os tons da foto. Depois de realizados os ajustes, reduza um pouco a opacidade para controlar o efeito (usei -70).

Vá para a parte 2 do tutorial

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.